ISFJ

Para o ISFJ, o maior desejo é o de ajudar as pessoas. O ISFJ possui boa memória dos acontecimentos e relacionamentos passados. Dá valor às tradições e à conservação das origens. Acredita que o trabalho é bom e que o lazer deve ser merecido. Gosta de trabalhar horas seguidas e, quando assume uma tarefa, é certo que ela vai ser cumprida. Pessoas como você dificilmente questionam a eficácia de um método estabelecido. Normas ditadas por um manual são leis. Se outros violam ou ignoram essas normas padronizadas, você pode ficar contrariado(a) e irritado(a). Habitualmente, tal irritação é voltada para seu interior e pode ser sentida como cansaço ou tensão muscular.

O ISFJ é confiável. Sua necessidade maior de prestar serviço aos outros normalmente o(a) encaminha para ocupações como Enfermagem, Ensino, Secretariado e Medicina (especialmente Clínica Geral). O ISFJ relaciona-se bem com as pessoas que precisam dele, por exemplo os doentes, os alunos e o “chefe”. Fica muito satisfeito(a) quando está cuidando dos problemas alheios e presta sua ajuda. Eventualmente, quando a pessoa já não precisa mais de você, o relacionamento pode mudar de caráter, desinteressando-o(a). Gosta também de assistir aos oprimidos e pode ajudar mais do que os outros ajudariam. O ISFJ consegue dar conta de rotinas e processos repetitivos. Especulações e teorias não despertam sua curiosidade, pois você prefere deixar as coisas menos práticas para outros.

O ISFJ é devotado(a) e leal ao chefe e até, por vezes se identifica com ele pessoalmente mais do que pelo cargo. Espera que os outros inclusive o chefe, sigam as normas e fica aborrecido(a) quando as pessoas não se comportam como deveriam.

Muitas vezes, parece que você se sente responsável por verificar que as pessoas em uma instituição ou negócio não observam as normas e rotinas estabelecidas. O ISFJ tem consciência do status conferido pelos títulos, ambiente, ofícios e coisas semelhantes. Dá valor aos bens materiais e detesta o esbanjamento ou mau uso desses recursos.

Economizar, reservar alguma coisa para um futuro imprevisível e preparar-se para emergências são ações importantes para você.

Pode sentir-se pouco à vontade quando colocado(a) em posição de autoridade firme sobre outros e pode procurar fazer tudo, você mesmo(a), em vez de insistir que os outros cuidem de suas obrigações. O resultado é que você quase sempre está sobrecarregado(a).

O ISFJ é devotado(a) a(o) seu(sua) parceiro(a) e à família e, habitualmente, é excelente para criar um bom ambiente no lar. É provável que sua casa seja bem arrumada por dentro e por fora. O interior e o exterior são meticulosamente mantidos e caracterizados do jeito tradicional. Como pai/mãe, espera que os filhos se conformem com as normas da sociedade e tem um sentimento de responsabilidade pessoal de fazer com que as leis sejam observadas. Pode achar que “assumir ares” de importância é ofensivo e tende a preferir amigos modestos e quietos aos mais ruidosos. Para você, as pessoas devem se comportar de acordo com sua posição na vida, podendo ficar aborrecido(a) com quem age acima ou abaixo de seu nível social ou econômico. Uma mãe ISFJ pode revelar uma tendência para achar graça na desobediência de um filho, ao mesmo tempo em que o educa para respeitar as tradições e os procedimentos corretos.

O ISFJ pode vir a ser mal entendido(a) e mal valorizado(a). Sua ajuda pode ser vista como o cumprimento de um dever e, às vezes, você próprio(a) o aceita como algo que “tem que ser assim mesmo”. Isso pode fazer com que acumule ressentimentos e causar-lhe muito sofrimento.

Principais Características do ISFJ

Pontos fortes do ISFJ

  • Cumprimento de prazos
  • Realista / Prático
  • Cooperativo
  • Sensível
  • Firmeza de opinião
  • Harmonia
  • Seriedade

Possíveis Armadilhas do ISFJ

  • Pessimismo
  • Excesso de timidez
  • Muito pessoal
  • Dificuldade de aplicar lógica impessoal
  • Falta de assertividade
  • Autodesvalorização

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O ISFJ COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO