ENTJ

É característica do ENTJ comandar. Sua força e necessidade básica estão em liderar e, provavelmente, desde cedo pode ser observado(a) assumindo grupos. O ENTJ oferece estrutura às pessoas, envolvendo-as nos objetivos. Seu pensamento empírico, objetivo e extrovertido pode ser altamente desenvolvido. Se este for o caso, pode fazer uso da classificação, da generalização, da sumarização, da adoção de evidências e da demonstração com facilidade. Estabelece planos para uma tarefa, empreendimento ou organização. No entanto, o ENTJ se interessa mais pelas políticas, objetivos e controles do que pelos regulamentos, procedimentos e normas.

O ENTJ é tolerante com procedimentos estabelecidos, mas pode abandonar qualquer procedimento quando ele demonstra estar distante da meta a que aparentemente serve. A ineficiência é especialmente rejeitada por você e a repetição de erros causa-lhe impaciência.

Para você sempre deve haver uma razão para fazer qualquer coisa e o sentimento das pessoas, por vezes, não é razão suficiente. Caso o ENTJ seja responsável por uma organização, visualiza (e geralmente tem a habilidade para fazê-lo) para onde ela está indo e é capaz de comunicar essa visão aos outros. O ENTJ é um(a) construtor(a) nato(a) de organizações e não pode deixar de liderar. Por vezes encontra-se, inesperadamente, no comando de algo e pode até ficar surpreso(a) com isso. Como administrador(a) organiza suas unidades em sistemas, planejando com antecedência, mantendo tanto os objetivos de curto como de longo prazo firmes em sua mente. Busca e pode ver a eficiência numa equipe. Prefere decisões baseadas em dados impessoais, trabalhando com planos bem pensados. Gosta de usar operações mecanizadas. Prefere que os outros o(a) sigam.

O ENTJ apóia as políticas da organização e tem a expectativa de que os outros façam o mesmo. Busca posições de responsabilidade e gosta de ser executivo(a). É incansável na sua devoção ao trabalho e pode facilmente bloquear outras áreas de sua vida em função dele. O ENTJ é capaz de reduzir a ineficiência, a superficialidade e as confusões inúteis. Pessoas com esse perfil normalmente trabalham em estruturas organizacionais de algum tipo, assumem e ascendem a altos graus de responsabilidade, seja no meio militar, dos negócios, da educação ou do governo.

Quando você está presente, não há qualquer dúvida sobre quem está no comando. Mas pelo fato do seu trabalho ser tão importante para você, pode ficar freqüentemente ausente de seu lar. Você tende a esperar muito de seu cônjuge, que tem de possuir uma forte personalidade, uma bem desenvolvida autonomia, muitos e variados interesses e uma sadia auto-estima. Uma esposa de carreira, entretanto, pode ver seu lar e família como parte de seu “background” profissional, um recurso e um apêndice ao desenvolvimento de sua carreira.

Como pai (ou mãe) o ENTJ estará solidamente no comando e as crianças saberão o que delas é esperado e a quem devem obedecer. Quando isso não ocorre, você é incapaz de fazer uma cena; ao contrário, é bem provável que fale em baixo tom, firme na sua reprimenda e com a certeza de receber imediata obediência.

O casamento e a paternidade/maternidade também têm importância para o ENTJ. Espera um lar atraente, bem organizado, com as refeições e com toda a manutenção da casa feitas a tempo e na hora certa. Tudo isso na busca de um objetivo maior, de criar uma família em que os filhos possam crescer para se tornarem pessoas produtivas e saudáveis, com um relacionamento harmonioso.

Se homem pode esperar que sua parceira seja ativa nas atividades comunitárias, socialmente sofisticada e tão bem educada quanto você. Se mulher pode ter dificuldade na escolha de seu parceiro, se este não for um admirador de sua força de vontade e de sua personalidade forte.

Principais Características do ENTJ

Pontos fortes do ENTJ

  • Organização
  • Estruturação
  • Poder de Análise
  • Visão Ampla
  • Liderança

Possíveis Armadilhas do ENTJ

  • Deixar de perceber as necessidades alheias
  • Negligenciar fatores realistas
  • Autoritarismo
  • Impaciência
  • Dissimulação

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O ENTJ COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO