ESTP

O ESTP é uma pessoa voltada para a ação. Quando alguém como você está presente, as coisas começam a acontecer. As luzes se acendem, a música começa a tocar e o jogo começa. O ESTP é realizador(a) excepcional, diplomata internacional, conciliador(a) e negociador(a) por excelência. Se apenas um adjetivo precisasse ser usado para descrevê-lo(a), seria “desbravador(a)”.

Ao redor do ESTP, a vida não é monótona. Seu estilo atraente, amigável, com certo ambiente teatral, faz com que a rotina comum se torne algo excitante. Socialmente sofisticado(a), suave e exímio(a) manejador(a) do ambiente externo. Sensível para perceber as motivações das pessoas e até um pouco hiper-sensitivo(a) às sutilezas que os outros não conseguem perceber. Perito(a) em usar essa capacidade de observação para “vender ao cliente”. Normalmente, seus olhos não estão nos olhos de seu interlocutor, pois as suas ações estão sempre dirigidas ao auditório. Engraçado(a), esperto(a), divertido(a) e agudamente consciente dos mínimos sinais das outras pessoas, encontrando-se sempre alguns passos à frente, antecipando a posição dos demais. O ESTP usa as informações obtidas para os fins que tem em mente, aparentemente, com “nervos de aço”, envolvendo-se até no que parece ser, para os outros, “a beira do abismo”. Os outros podem achar isso desgastante, mas para você é excitante trabalhar “à beira do abismo”. Pragmático(a) e intransigente, o ESTP frequentemente usa os fins para justificar os meios, que acha necessários (lamentáveis, porém necessários). Normalmente, entretanto, não se preocupa em justificar suas ações, preferindo passar rapidamente para a próxima.

Extraordinário(a) iniciador(a) de empreendimentos. Valioso(a) administrador(a) itinerante, consegue trazer empresas ou instituições que estão no vermelho para uma solução rápida e com classe. Pode “vender uma ideia” ou um projeto de uma forma que nenhum outro tipo consegue; porém, não gosta de prosseguir por meio da maçante rotina de acompanhamento dos mesmos. Essa característica, frequentemente, faz com que o ESTP você não seja devidamente apreciado(a), pois as pessoas podem perder a visão da ideia com a qual você contribuiu e focalizam os detalhes que você deixou de lado, criticando essa fraqueza, em vez de apreciar a sua força.

Poucas empresas, formalmente instituídas, conseguem usar as características do tipo ESTP como poderiam. Quando realiza tarefas por sua própria iniciativa pode, por vezes, não ser bem-sucedido(a) devido à sua incapacidade de acompanhar os detalhes, o que pode redundar no fracasso de excelentes projetos. Você precisa ter certeza de que tem alguém ao seu lado para acompanhar os detalhes.

Se a capacidade empreendedora e promocional do ESTP for usada para fins construtivos, uma instituição será afortunada se contar com você. Entretanto, se o seu entusiasmo não é utilizado construtivamente, as energias podem ser canalizadas para atividades menos esperadas.

Você prefere viver o presente e, como parceiro(a) conjugal, traz excitação e surpresas ao relacionamento. Tem sempre uma resposta alegre e o riso o(a) cerca quando conta as suas coleções de histórias. Seu charme irradia. Nada é suficientemente bom para os seus amigos, embora a responsabilidade familiar possa, às vezes, ficar em segundo plano.

Seu(sua) parceiro(a) pode sentir-se como um objeto, e comprometimentos profundos, raramente ocorrem com pessoas como você, muito embora sejam sempre muito populares e conheçam os outros pelo primeiro nome. Suas relações normalmente são condicionais e as condições também levam em conta o que se tem a ganhar com o relacionamento. Tudo que é ganho, é partilhado livre e generosamente. O presente inesperado, uma repentina viagem, a extravagante surpresa são os elementos da imprevisibilidade na sua relação. O ESTP tem pouca tolerância com a ansiedade e é capaz de abandonar as situações que sejam permeadas de tensões interpessoais.

Normalmente, o ESTP tende a ser um pouco misterioso(a) para o seu cônjuge e para os outros. Porém, as pessoas conseguem entender a sua personalidade diferente. Não é capaz de ficar sozinho(a) por muito tempo, busca a vida com um grande apetite pelas coisas boas do mundo, procurando coisas excitantes, talvez como um(a) batalhador(a), um(a) competidor(a), um(a) aventureiro(a) ou um(a) jogador(a) profissional. Procura sempre cortejar a “Senhora Sorte” de uma forma ou de outra, pois a procura de emoções, por meio do risco, permeia sua vida.

Principais Características do ESTP

Pontos fortes do ESTP

  • Pragmatismo
  • Realismo / Engenhosidade
  • Fazer acontecer
  • Assumir riscos
  • Busca de resultados
  • Senso de observação
  • Espontaneidade

Possíveis Armadilhas do ESTP

  • Não cumprir prazos / horários
  • Excesso de improvisação
  • Não concluir tarefas
  • Pouca atenção às ramificações dos problemas
  • Impaciência

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O ESTP COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO