INTJ

O INTJ é bastante autoconfiante e possui perfeita noção de sua própria capacidade. Vive uma realidade introspectiva, focalizando as possibilidades, utilizando o pensamento de forma lógica e empírica, preferindo que os eventos e as pessoas sirvam a um uso positivo.

As decisões surgem naturalmente para o INTJ. Uma vez tomada uma decisão, você se sente mais sossegado(a). Olha mais para o futuro do que para o passado e a palavra que capta sua essência é “construtor(a)”. Um(a) construtor(a) de sistemas e aplicador(a) de modelos teóricos. Para o INTJ a autoridade baseada em posição, hierarquia, título ou posição não tem qualquer força. Você não se curva à mágica dos Slogans. Se uma ideia ou posição faz sentido para você, será adotada; se não fizer, não será, independentemente de quem tomou a posição ou gerou a ideia. É um Brainstormer natural, estando sempre aberto(a) a novos conceitos e, de fato, buscando-os agressivamente. É visto(a) como uma pessoa pragmática, que olha a realidade como algo absolutamente arbitrário, inventado, e que pode ser usado como uma ferramenta.

O INTJ tem facilidade para manipular o mundo da teoria, como se estivesse agindo num “colossal tabuleiro de xadrez”, sempre buscando estratégias e táticas que tragam ótimos resultados. Basta para você uma vaga, uma intuitiva impressão da lógica não expressa de um sistema, para que continue firme em seu caminho. Basta as coisas parecerem lógicas e será suficiente. Além disso, o INTJ sempre tem uma visão viva das consequências do uso de novas ideias e de novas posições. O INTJ pode ser bastante firme na implementação de sistemas, raramente considerando os custos pessoais, em termos de tempo e de energia. As teorias que não podem ser implementadas são rapidamente descartadas.

O seu pensamento consciente é extrovertido e empírico. Assim, o INTJ se dá bem na generalização, classificação e resumos, exemplificando as evidências, provando e demonstrando. Fica mais à vontade com a razão pura, ou seja, com a lógica sistemática em que os princípios são explícitos. Apresenta certo impulso para finalizar as questões que surgem, sempre com vistas às consequências de longo prazo. As ideias parecem carregar a sua própria força, embora submeta cada ideia a um teste de utilidade. As dificuldades são altamente estimulantes para você, que adora responder a um desafio que demande criatividade. Esses traços de personalidade, normalmente levam pessoas como você a ocupações cujos modelos teóricos podem ser traduzidos para a atualidade, em que possa construir dados e sistemas, onde quer que esteja trabalhando.

O INTJ vive para ver os sistemas cuja coerência é indispensável. Tanto a consistência interna quanto a externa são importantes e se você acha que se encontra numa posição em que existe superposição de funções, duplicação de esforços, fluxo ineficiente de papéis e desperdício de recursos humanos e materiais, fica inquieto(a) enquanto não fizer um esforço para corrigir essa situação. Custo é um conceito que tem um aspecto imperativo para o seu tipo.

Existe uma tendência das pessoas se sentirem transparentes na sua presença, o que pode resultar num mecanismo de defesa e em relacionamentos mais distantes. Assim, seus colegas podem vê-lo(a) como alguém sem emoção e, às vezes, frio(a) e sem paixão. Devido à sua tendência de dirigir os outros, você pode ser visto(a) como exigente e difícil de satisfazer.

Como cônjuge, o INTJ tende a gerar harmonia e ordem em seu lar e em seus relacionamentos. É o tipo mais independente que existe. Confia em sua intuição a respeito dos outros, quando faz escolha de amigos e parceiros conjugais, mesmo diante das evidências contraditórias e da pressão das outras pessoas.

Pode parecer frio(a), reservado(a), sem reação, quando de fato você é sensível aos sinais de rejeição daqueles a quem quer bem. Em situações sociais, o INTJ pode negligenciar a observação de rituais destinados a colocar os outros à vontade. Nos seus relacionamentos interpessoais, tende a se sair melhor em situações de trabalho do que na recreação.

Sendo bastante independente, tem uma grande necessidade de autonomia. A indiferença ou mesmo as críticas alheias, de uma maneira geral, não o(a) preocupam se acredita que está com a razão. Também tem necessidade de privacidade.

Principais Características do INTJ

Pontos fortes do INTJ

  • Poder de decisão
  • Determinação
  • Independência
  • Visão de curto e longo prazo
  • Entendimento do todo
  • Autoconfiança

Possíveis Armadilhas do INTJ

  • Pode parecer muito “duro”
  • Fazer poucos elogios
  • Pouca atenção aos sentimentos alheios
  • Super exigente
  • Dificuldade de se expor

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O INTJ COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO