ESFJ

O ESFJ é um dos mais sociáveis que existem. Carrega-se de energia ao interagir com as pessoas, tendendo a idealizar tudo ou todos que admira. Harmonia é a palavra-chave para o ESFJ.

O ESFJ é um(a) grande “nutridor(a)” de instituições, como o lar, a escola, a igreja e os grupos cívicos. Onde quer que esteja, promove a harmonia nos relacionamentos. Gosta de estar com pessoas. É capaz de chamá-las pelo nome, mesmo depois de uma única apresentação. Nas reuniões sociais, pode ser visto(a) cuidando dos­ problemas dos outros, procurando certificar-se de que todos estejam à vontade e participando. Os laços sociais são importantes para o ESFJ e sua conversa deriva para o nostálgico, contando lembranças do passado. Desenvolve, mantém e observa cuidadosamente as tradições.

O ESFJ sente-se ferido(a) diante da indiferença alheia e tem necessidade de ser apreciado(a), tanto por si mesmo(a) como por tudo o que oferece aos outros, especialmente sob a forma de serviços. Preza as aparências e leva muito a sério as opiniões dos outros. Para o ESFJ, os valores podem tomar a forma de “deve/não deve” e podem ser expressos livremente. Consciente e ordenado(a), pode ficar inquieto(a) quando isolado(a) das pessoas. Na seleção de uma ocupação, você pode inclinar-se para os serviços sociais. Tem uma personalidade aberta. Pode ser, por exemplo, um(a) bom(boa) vendedor(a) e vencer, invariavelmente, concursos de venda. É bom(boa) para liderança de grupos de vendas de uma organização. Se for observado(a) trabalhando, pode-se notar como você personaliza uma venda: o cliente não está comprando o produto, está “comprando você”. Essa mesma característica faz com que possa alcançar sucesso no ensino, na supervisão, na administração e nos trabalhos de pessoa a pessoa, em geral.

Raramente, torna-se causa de irritação para seus superiores, pois respeita e obedece normas e regras e é orientado(a) para o dever. O ESFJ é leal com seu chefe e inclinado(a) a discutir os acontecimentos e problemas da vida de seus colegas.

Quando a conversa passa para as abstrações da Filosofia ou da Ciência, você pode ficar irrequieto(a). A análise de algo complexo por exemplo, e a busca de explicações para os acontecimentos, por meio da análise dos princípios e conceitos não despertam o seu interesse.

O ESFJ tem uma escala de valores que contém, claramente, “deveres e não deveres” e você espera que a família se oriente por ela. É consciente quanto aos deveres familiares e organizado(a) nas coisas da casa, apreciando que os outros moradores façam o mesmo. Gosta de relacionamentos e encontros sociais. Quer que as decisões familiares sejam tomadas rápida e eficientemente e aprecia ver a família vivendo conforme a rotina e o programa estabelecidos. É devotado(a) aos valores tradicionais da casa e do coração. Tende a respeitar as promessas matrimoniais e é bastante simpático(a).

Gosta dos rituais ligados à boa comida e bebida. Desabrocha em ocasiões festivas. Tem consciência do “status” e, muitas vezes, depende da autoridade mais alta como fonte de opiniões e atitudes. Você carrega o coração nas mãos e é aberto(a) às realizações emocionais. Tem necessidade de que precisem de você, de ser amado(a) e apreciado(a) e pode gastar muita energia para certificar-se de que é isso que está acontecendo. O ESFJ pode tornar-se melancólico(a) e deprimido(a) se assumir a responsabilidade por alguma coisa que dê errado em sua instituição ou em seus relacionamentos pessoais e tem certa inclinação para agir assim. As pessoas do seu tipo normalmente respeitam e reverenciam seus pais e, como crianças, são alunos responsáveis e obedientes.

É terno(a), sentimental e observa com gosto e festivamente os aniversários, comemorações e coisas desse tipo, fazendo do acontecimento uma ocasião agradável e importante. Ao mesmo tempo, entretanto, pode causar tensões indevidas, fazendo previsões melancólicas e pessimistas, exibindo certa inclinação para o pessimismo que pode ser contagioso. Precisa controlar seus medos de que vá acontecer o pior e vencer sua tendência de prever desastres. Você prefere viver mais em termos de pessoas e coisas do que em termos de idéias e princípios. Gosta do processo de tomar decisões, principalmente quando se trata de focalizar a utilidade das coisas e das pessoas.

Principais Características do ESFJ

Pontos fortes do ESFJ

  • Organização
  • Relacionamento
  • Trabalho em equipe
  • Praticidade / Realismo
  • Determinação
  • Entusiasmo / Energia
  • Sociabilidade / Comunicação

Possíveis Armadilhas do ESFJ

  • “Camuflar” problemas
  • Falta de visão ampla
  • Precipitação
  • Muita “auto-sensibilidade”
  • Deixar de ver possibilidades
  • Gerenciamento de conflitos

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O ESFJ COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO