ESTJ

O ESTJ tende a estar freqüentemente em contato com o seu mundo exterior. Conhece muito bem o seu meio e geralmente é seu pilar de força e de energia. O melhor adjetivo para descrever o ESTJ é: Responsável. Você deve destacar-se na organização de procedimentos e no detalhamento de regras e regulamentos.

Gosta de ver as coisas feitas corretamente e tende a ser impaciente com aqueles que não levam avante os processos, com a devida atenção aos detalhes, principalmente aqueles recomendados por pessoas com mais experiência e que sabem fazer com que a tarefa seja realizada corretamente.

O ESTJ sente-se confortável ao avaliar as pessoas e tende a julgar como o indivíduo se sai em seu desempenho operacional. Pode, eventualmente, demonstrar certa rudeza com aqueles que não seguem as regras corretamente.

O ESTJ é realista, prático e curioso. Curiosidade se refere mais a novos objetos ou processos do que a conceitos e teorias profundas.

O ESTJ tende a ser leal às suas instituições, ao seu trabalho e à comunidade, sendo excelente parceiro e ótimo pai/mãe. Conhece suas responsabilidades e não foge às mesmas, mesmo quando exigem grande sacrifício e esforço da sua parte.

Pessoas como você geralmente ascendem posições de responsabilidade em seus empregos e na comunidade em geral. Com freqüência, pertencem a entidades associativas e dão seu apoio com presença constante e colocações abertas. O ESTJ é pontual e espera que os outros também o sejam.

O ESTJ pode, às vezes, não ser muito receptivo aos pontos de vista dos outros e às suas emoções. Tem uma tendência a chegar a conclusões depressa demais. Aliás, deve ter cuidado com a precipitação, pois a vontade de realizar e concluir rapidamente pode levá-lo a cometer erros. Também não está sempre disposto a ouvir, pacientemente, colocações opostas às suas. Assim, precisa fazer um esforço especial para se manter aberto às contribuições dos outros que dependem de você (seus filhos, seus parceiros no casamento ou seus colegas de trabalho). O ESTJ tem forte tendência a ser prático e objetivo, indo direto ao ponto (não perdendo tempo com muitos detalhes e verbalizações). Terminar um trabalho para o ESTJ é estimulante, que se sente bem quando alguma tarefa é finalizada, pois, assim, pode passar imediatamente para a próxima. Age com rapidez e bom senso.

Sintoniza-se bem com o que é estabelecido: as instituições e as formas de comportamento, sendo difícil, por vezes, entender aqueles que as rejeitam ou mudá-las radicalmente. Segue bem as rotinas, tanto em casa como no trabalho, procurando ter um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.

É geralmente correto e ordeiro, tanto no trabalho quanto no lazer, mas não necessariamente organizado em relação a detalhes e minúcias. Aproxima-se das pessoas através de conceitos de tradição e de rituais, promovendo a harmonia e o contentamento em suas amizades, por meio de bem trabalhadas rotinas e normas. A tradição familiar tem um forte sentido para você e dela participa com boa vontade. Aprecia a oportunidade de ver os amigos, colegas e parentes em ocasiões como: festas, jantares, piqueniques, etc.

Você é totalmente confiável e consistente, aparentando normalmente ser o que realmente é (transparente).

Principais Características do ESTJ

Pontos fortes do ESTJ

  • Poder de decisão
  • Estruturação / Organização
  • Clareza / Objetividade
  • Determinação
  • Pragmatismo
  • Termina tudo
  • Assertividade

Possíveis Armadilhas do ESTJ

  • Precipitação
  • Inflexibilidade
  • Conservadorismo
  • Pouca atenção aos detalhes
  • Impaciência

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O ESTJ COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO