INFP

O INFP é uma pessoa calma e agradável diante dos outros, eventualmente percebido(a) como tendo certa timidez. Embora demonstre essa atitude mais reservada diante dos outros, por dentro você é tudo, menos distante. O INFP tem uma capacidade de querer bem que não é encontrada nos outros tipos. Quer, profunda e apaixonadamente, manter relacionamentos saudáveis com determinadas pessoas ou mesmo causas. Uma palavra que capta bem seu tipo é “idealista”.

Tem como consequência de seus valores internos, um profundo senso de honra. O INFP é príncipe ou princesa da mitologia, o(a) campeão(ã) dos reis, defensor(a) da fé e guardião(ã) do castelo. Para entender você é preciso entender suas causas, pois você é capaz de fazer sacrifícios incomuns por alguém ou algo em que acredita. Você busca a unidade em sua vida, de corpo, de espírito, emoções e intelecto. Geralmente, tem um motivo sutil percorrendo sua vida, mas os outros raramente detectam esta característica íntima. O comprometimento do INFP com o que é correto faz com que esteja sempre alerta ao negativo. Prefere dar mais importância aos processos de valor do que à lógica pura. Responde com o belo contra o feio, com o bem contra o mal e com o moral contra o imoral. Você tem talento para interpretar símbolos da mesma forma como os cria. Assim, geralmente o INFP redige de forma lírica. Tem tendência a tomar liberdade com a lógica; vê a lógica como algo opcional.

No trabalho, o INFP é adaptável, gosta de novas ideias e novas informações, da mesma forma que é consciente das pessoas e de seus sentimentos; entende-se bem com a maioria, apesar de demonstrar alguma distância psicológica. Não gosta de interrupções frequentes e trabalha bem sozinho(a), da mesma forma que com mais pessoas. É paciente em situações complicadas, mas impaciente com a rotina de detalhes. Pode errar com fatos, mas raramente com valores pessoais.

Sua escolha de carreira pode estar voltada para a Religião, Trabalho Missionário, Ensino, Psiquiatria, Arquitetura e Psicologia. O INFP mostra-se disposto(a) e normalmente é capaz de aplicar-se academicamente para alcançar o treinamento necessário para o trabalho profissional. Tem um especial interesse pelas atividades escolares e demonstra uma grande facilidade para línguas. Com frequência o INFP, sente-se chamado(a) para sair pelo mundo para ajudar os outros. Parece estar disposto(a) a fazer o sacrifício necessário que esse chamado possa envolver, mesmo quando significa pedir aos outros que façam o mesmo. Pode ser excelente novelista e ator/atriz caracterizado(a), pois sabe sublimar a sua própria personalidade de uma forma que os outros tipos não conseguem fazer.

Como cônjuge, o INFP tem grande compromisso com as obrigações assumidas. Gosta de viver em harmonia e pode fazer grandes esforços para evitar os conflitos constantes. O INFP é sensível aos sentimentos dos outros e gosta de agradar àqueles a quem quer bem. Pode achar difícil conciliar um conceito ideal e romântico de vida conjugal com a realidade do dia a dia e na vida em comum com outra pessoa. Algumas vezes, de fato, pode se mostrar temeroso(a) de grandes e exuberantes ligações, receoso(a) de que as concessões atuais possam ter que ser pagas no futuro, com sacrifícios. As contas devidas podem ser cobradas se você se ‘aproveitar’ muito livremente do sucesso, da beleza, saúde, riqueza ou do conhecimento. Assim, pode vir a se defender contra entregar-se totalmente à felicidade. Pode vir a ter dificuldade de expressar afeição diretamente, mas o faz indiretamente.

Seu lar é um castelo. Como pai/mãe, o INFP é feroz na proteção de seu lar e de sua família e é devotado(a) ao bem estar de todos os seus membros. Tem uma grande capacidade de dedicação, simpatia e adaptabilidade em seus relacionamentos. Dessa forma, é fácil conviver com você. Na rotina de todos os dias, é complacente e pode até preferir que as decisões sejam tomadas pelos outros, a menos que o seu sistema de valores seja violado. Aí, você tende a colocar “os pés no chão” e não se esquece de seus ideais. A vida com você é tranqüila durante longos períodos, até que os seus ideais sejam atingidos e violados. Então, você resistirá e insistirá.

Principais Características do INFP

Pontos fortes do INFP

  • Idealismo / Visão
  • Flexibilidade
  • Persuasão
  • Facilidade para unir as pessoas
  • Sensibilidade / Atenção
  • Criatividade / Curiosidade

Possíveis Armadilhas do INFP

  • Excesso de perfeccionismo
  • Pode perder a noção da lógica dos fatos
  • Dificuldade de dizer não
  • Implantação de planos
  • Tendência a isolar-se
  • Muita reflexão / Pouca ação

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O INFP COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO