INTP

Você é preciso(a) em planejamento e linguagem, tendendo a identificar imediatamente inconsistências. Tem grande poder de concentração e boa memória. A palavra que resume seu estilo único é “arquiteto(a)”. Arquiteto(a) de idéias e sistemas, tanto quanto arquiteto(a) de edifícios. Detecta contradições nas afirmações, por mais distantes que estejam no espaço e no tempo. É inteligente, isto é, busca o que tem importância e o que possa dizer respeito aos assuntos em questão. Assim, tem boa capacidade de concentração.

A autoridade que vem do cargo ou da posição não costuma impressioná-lo(a). Para você, só conclusões lógicas e coerentes têm peso. A autoridade externa por si é irrelevante. Detesta redundância e incoerência. Como tem desejo de entender o Universo, está sempre observando as leis naturais. Você preza a inteligência, em si mesmo(a) e nos outros, mas pode vir a ser intelectual amador(a) como resultado de sua necessidade de amontoar idéias, princípios ou compreensão do comportamento. Nunca se esquece do que aprendeu, podendo ficar obcecado(a) pela análise. Quando arrebatado(a) por um processo de pensamento, parece que esse processo tem um querer próprio, o que faz com que você fique nele até compreender a questão em toda a sua complexidade. Pode esbanjar intelectualidade ou demonstrar impaciência com outros menos dotados dessa característica. Isso pode produzir alguma hostilidade e comportamentos de defesa por parte dos outros, que podem vir a descrevê-lo(a) como arrogante.

Para você o mundo existe, antes de tudo, para ser entendido. A realidade é trivial, uma simples arena para se comprovarem as idéias. É essencial que o Universo seja entendido e que todas as conclusões a que chegarmos sejam feitas com correção, coerência e sem redundância. Essa é a meta final. Não importa se os outros aceitam ou atendem a sua verdade. Você é o(a) lógico(a), o(a) matemático(a), o(a) filósofo(a), o(a) cientista(a); qualquer atividade que exija construção de idéias o(a) intriga(a). Mas não se deve pedir a você que trabalhe, arduamente, para implementar ou aplicar seus modelos no mundo real, você é o(a) arquiteto(a) de um sistema e o entrega a outros para que sejam seus construtores. Muito freqüentemente, entretanto, o trabalho pode não lhe ser creditado, pois o construtor ganha fama, enquanto você pode ficar esquecido. Em termos profissionais, pessoas do seu perfil tendem a ser excelentes professores, especialmente para os alunos mais adiantados, ainda que nem sempre gozem de muita popularidade, porque podem ser rígidos. Tendem também a se impacientar com os detalhes de rotina. Preferem trabalhar em silêncio, sem interrupções e, em geral, sozinhos. Se uma organização quiser usar seus talentos apropriadamente, tem que dar a você uma equipe eficiente, que possa entender e atender às suas idéias, na medida em que elas forem surgindo e antes que você perca o interesse por elas e passe para outras.

Não é provável que acolha bem uma atividade social constante. Com toda probabilidade, seu(sua) parceiro(a) terá que iniciar e conduzir a vida social de vocês. Se for entregue a si mesmo(a), você preferirá se retirar para o mundo dos livros, só emergindo quando as necessidades físicas forem prementes. É solícito(a), fácil de conviver, embora um tanto esquecido(a) de seus compromissos, aniversários e dos rituais da vida diária. Pode ter dificuldade para expressar verbalmente suas idéias e emoções. Como pai/mãe, as pessoas do seu tipo são devotadas, gostam de crianças e levam a sério a sua educação. Seu lar em geral é calmo, liberal na disciplina, mas arrumado e bem dirigido.

Detesta conversas ociosas e dá muito valor à inteligência em si e nos outros. Mas pode ser mal entendido(a), visto ser difícil conhecê-lo(a) e é raramente percebido(a) em seu verdadeiro nível de competência. Tende a ser até acanhado(a) e a não ter amigos muito próximos. Sua reserva é difícil de ser vencida, porém é bastante adaptável. A dificuldade de ser entendido(a) pelos outros advém do fato de pensar de um jeito complexo e da vontade de ser bastante preciso(a), nunca redundante, em sua comunicação. Pode eventualmente tornar-se insensível aos desejos e aspirações dos outros e, muitas vezes, completamente inconsciente da existência deles.

Principais Características do INTP

Pontos fortes do INTP

  • Curiosidade / Abstração
  • Solução de Problemas
  • Visão de curto e longo prazo
  • Criatividade
  • Orientação idéias / Teoria

Possíveis Armadilhas do INTP

  • Ser pouco realista
  • Exagerar na intelectualização
  • Pouca concentração em detalhes práticos
  • Pode isolar-se
  • Dificuldade de comunicação (pouca simplicidade)

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O INTP COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO