ENTP

O ENTP tende a usar a imaginação com os relacionamentos sociais, com a mesma facilidade que tem para fazer relações conceituais, físicas e mecânicas. Está muito atento(a) aos acontecimentos e às possibilidades.

ENTP s tendem a se dedicar a muitas coisas ao mesmo tempo e por isso são fáceis de agradar. Por outro lado, ENTP s podem ser relutantes para fazer as tarefas de uma forma padronizada. Caracteristicamente está sempre buscando um jeito melhor, sempre pensando em novos projetos, novas atividades e novos processos.

O ENTP deve ser bom(boa) em análise, especialmente em análise funcional e se diverte com as atividades complexas. Habitualmente entusiasmado(a), consegue manifestar interesse por tudo e por isso é uma fonte de inspiração para os outros que se sentem arrebatados por seu entusiasmo. Tem confiança no valor de suas buscas e exibe uma particular capacidade de ignorar o que é padronizado, tradicional e autoritário. Como conseqüência dessa atitude aberta, muitas vezes dá uma guinada vigorosa em seu trabalho e em sua vida.

O ENTP considera o projeto como um meio; o fim é a invenção que funciona, o protótipo que pode ser reproduzido. As ideias só têm valor quando tornam possíveis as ações. “Isso não pode ser feito” é um desafio para você e provoca uma reação de “eu posso fazer isso”. Sua crença está em sua habilidade de improvisar e exibir um talento raro para dar sentido a uma situação. Seu foco está na competência e na sensação de poder que ela dá mais do que no sentimento de liberdade de ação. Pode usar táticas de debate, mesmo quando os “opositores” são grandes amigos. Sabe dar valor à adaptabilidade e à inovação e por isso responde de forma rápida e adequada aos altos e baixos dos outros.

O ENTP fala, motiva e muitas vezes é a “vida” de uma empresa. Pode ser um(a) empresário(a) e saber aproveitar o que ou quem estiver à mão, contando com sua engenhosidade para resolver os problemas à medida que eles aparecem, mais do que preparando previamente um plano detalhado. Depois de repetidos fracassos, você pode vir a desenvolver meios de evitar tais situações, só para não ter que se preparar.

Você pode ter sucesso em várias ocupações, contanto que o emprego não envolva muita rotina enfadonha. Se um processo em que está trabalhando deixa de ser desafiador, você tende a perder o interesse por ele e pode deixar de acompanhá-lo, muitas vezes para o desapontamento de seus colegas.

Raramente o ENTP é conformista. Gosta de buscar alternativas não-tradicionais, usando as regras e regulamentos dentro do sistema, para vencer a partida – qualquer que seja ela. Compreende bem as políticas das instituições e manuseia bem essas realidades, sempre desejando entender mais. É bom para projetos inovadores e pode conduzi-los muito bem se não houver rotina. Pode destacar-se como professor(a), que está sempre descobrindo novas maneiras de participação para tornar o ensino excitante para os alunos.

Para você, ser enganado(a) e ser manipulado(a) por outros é humilhante. Isso ofende sua alegria de ser, pois é mestre da inteligência. As pessoas do seu tipo são os arquitetos naturais dos relacionamentos e dos sistemas humanos. Seu bom humor e seu jeito otimista tendem a ser “contagiosos” e as pessoas buscam sua companhia.

Embora o ENTP tenha tendência a ser, habitualmente, um(a) bom(boa) provedor(a) das necessidades econômicas, às vezes, pode empenhar-se em manobras perigosas, colocando-as em risco. Nessas circunstâncias, pode lançar desafios desnecessários aos que têm poder sobre o seu sucesso profissional. Quando os desafios obtêm respostas negativas, é capaz de reagir com prazer a essa oportunidade de improvisar uma solução para a crise e quase sempre consegue.

Você normalmente se inclina a ter todas as espécies de hobby e é perito(a) nas áreas mais inesperadas. Tem um bom círculo de amigos e se interessa por suas idéias e atividades. Na pior das hipóteses, você pode demonstrar características bastante independentes e inconstantes e desanimar com certa facilidade.

Principais Características do ENTP

Pontos fortes do ENTP

  • Inovação
  • Versatilidade
  • Poder de análise
  • Iniciativa
  • Enfrentar desafios
  • Criatividade
  • Assertividade

Possíveis Armadilhas do ENTP

  • Ignorar a realidade
  • Deixar de perceber as contribuições alheias
  • Negligenciar fatores realistas e mais imediatos
  • Dificuldade de concentração
  • Sobrecarregar-se

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O ENTP COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO