INFJ

O INFJ tende a focalizar as possibilidades, pensar em termos de valores. Tem uma extraordinária vontade de contribuir para o bem-estar dos outros e gosta de ajudar seus semelhantes. O INFJ tem uma personalidade forte, pode, às vezes, ser visto(a) como uma pessoa ‘complicada’, mas que lida facilmente com assuntos e pessoas complexas. Você tem boa visão dos acontecimentos humanos, passados, presentes e futuros. Se uma pessoa demonstra habilidade para compreender os fenômenos psíquicos melhor que os outros, essa pessoa provavelmente é você. Caracteristicamente tem fortes habilidades empáticas e pode estar consciente das emoções e intenções de outras pessoas, antes de elas mesmas terem consciência. o INFJ pode intuir o bem ou o mal nos outros, embora, raramente possa dizer como o fez.

Realizador(a) que exibe uma criatividade não ostensiva, o INFJ leva o seu trabalho seriamente e gosta de atividades acadêmicas. Pode demonstrar ser super-perfeccionista e dar mais de si numa tarefa do que seria justificável pela natureza da mesma. Geralmente o INFJ não é um(a) líder aparente, mas estará sempre exercendo sua influência “nos bastidores”. Tem uma vida íntima extremamente rica, mas é reservado(a) e não costuma dividir suas emoções, exceto com aqueles em quem confia. Por sua facilidade de se introverter, pode ser ferido(a) facilmente pelos outros. Os que conhecem você há muito tempo podem ver sempre facetas surpreendentes. É bastante constante e valoriza sua integridade, mas tem personalidade complexa que, às vezes, até a si mesmo(a) surpreende.

O INFJ gosta de agradar, prefere concordar com os outros e acha o conflito desagradável e destrutivo. Tem uma imaginação viva, exercida tanto com a memória como com a intuição e isso pode se constituir numa genialidade. Essa imaginação, nada fantasiosa, geralmente tornará você capaz de realizar trabalhos complexos e estéticos na arte e na música; sistemas matemáticos, poemas, peças de teatro e eventos. A intuição do INFJ amplia sua percepção de pessoas, coisas e eventos, tomando a forma de visões, episódios de premonição, pré-conhecimento, sensibilidade auditiva ou imagens das coisas ainda por ocorrer. No geral, o INFJ tem preferência por ocupações que envolvam interação individual com pessoas. Exerce grande atração sobre os outros, e, por isto, tem de desenvolver um papel extrovertido, o que demanda energia de sua parte.

Você pode se sentir atraído(a) pela arte de escrever como uma profissão e geralmente usa uma linguagem que contém uma dose incomum de imaginação. Mestre(a) da metáfora, tanto sua comunicação escrita como verbal pode ser complexa e elegante. Possui afinidade com a terapia e tem habilidade de entrar em contato com os arquétipos das pessoas de uma forma que outros não conseguem. Pode escolher Psicologia Clínica, Psiquiatria ou talvez escolha lecionar nesses campos.

Qualquer que seja a sua escolha, geralmente é bem-sucedido(a), devido ao seu otimismo, seu entusiasmo, sua visão interior, sua concentração profunda, sua originalidade e seu talento organizacional traduzidos em ação.

No trabalho, assim como socialmente, o INFJ é extremamente sensível no trato com outras pessoas. Tem a capacidade de trabalhar em tarefas que demandem isolamento e concentração, mas se sai igualmente bem quando em contato com pessoas, desde que a interação humana não seja superficial. O INFJ gosta de resolver problemas e pode compreender e usar os sistemas humanos de forma criativa e bem humorada. Como empregado ou empregador, normalmente se preocupa com o sentimento das pessoas e é capaz de formar dentro de si um barômetro dos sentimentos dos indivíduos e dos grupos.

O INFJ sabe ouvir e estará sempre disposto(a) a consultar e a cooperar com os outros. Uma vez tomada uma decisão, trabalha firme para implementá-la.

Pode se dar bem em relações públicas, valoriza a harmonia da equipe e deseja que a organização funcione de forma tranqüila e agradável, fazendo todo esforço para esse fim. Em situações de muita crítica, pode ter seus sentimentos feridos facilmente. Responde bem aos elogios e usa sua aprovação como uma forma para motivar o outro, do mesmo modo como é motivado(a). Se for submetido(a) a condições de trabalho hostis e não amigáveis ou a constantes críticas, tende a perder a confiança, tornar-se infeliz e ficar imobilizado(a), podendo até adoecer.

Como parceiro(a) matrimonial é devotado(a). Gosta de fazer as coisas quando quer, o que ocorre quando está de bom humor. Isso pode ser altamente confuso para um(a) parceiro(a) extrovertido(a). Precisa e deseja harmonia em seu lar e acha o conflito constante, aberto ou encoberto extremamente destrutivo. O seu círculo de amizades tende a ser estreito, profundo e duradouro. Como pai/mãe, é obstinadamente devotado(a). Esse elo profundo pode criar uma super dependência que pode não ser saudável. Ao mesmo tempo, tende a ser bom(boa) amigo(a) de suas crianças, embora firme na disciplina. Geralmente o INFJ é preocupado(a) com o conforto em seu lar e, principalmente, com a saúde física e o bem estar emocional tanto do cônjuge como dos filhos.

Principais Características do INFJ

Pontos fortes do INFJ

  • Integridade
  • Consistência
  • Relacionamento
  • Criatividade
  • Idealismo / Visão
  • Empatia
  • Sensibilidade

Possíveis Armadilhas do INFJ

  • Pouca assertividade
  • Isolamento / Individualismo
  • Pode ter excesso de foco em uma só tarefa
  • Pode tornar-se arbitrário e insistente
  • Perfeccionismo exagerado

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O INFJ COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO