ENFP

Nada ocorre sem que haja um significado para o ENFP, que tem excelente percepção das motivações de outras pessoas. Isso lhe dá um talento para enxergar a vida como um desafio emocionante, cheio de possibilidades. O ENFP tem grande influência sobre os outros, devido ao seu alto impacto pessoal. Procura o autêntico e tende a agir espontaneamente. O ENFP pode considerar como vitais as experiências emocionais intensas. Assim, quando as têm, pode sentir-se desconfortável pela sensação de estar presente apenas pela metade. O ENFP luta pela conveniência, mas sente-se sempre, correndo o perigo de perder seus próprios sentimentos. Exercita um constante filtrar do ambiente externo e nada lhe passa despercebido. É observador(a) atento(a) e capaz de grande concentração no outro indivíduo, sem perder a percepção do que ocorre ao seu redor.

Sua atenção nunca é passiva ou casual. Algumas vezes o ENFP pega-se interpretando os acontecimentos em termos de “motivos ocultos”, dando um sentido especial às palavras ou ações. Essas interpretações tendem a ser, algumas vezes, negativas. Ao mesmo tempo em que você é brilhantemente perceptivo(a), pode vir a cometer erros sérios em seus julgamentos, o que contribui para o seu desconforto. Esses erros derivam da sua tendência a focar dados que confirmem as suas próprias premissas. O ENFP pode estar absolutamente certo(a) nas premissas, mas completamente errado(a) em suas conclusões.

Como o ENFP é muito sensível e atento(a), pode sofrer tensões musculares. Está sempre pronto(a) para as emergências. Devido a essa facilidade, entende que isso também ocorre com os outros. Pode se tornar rapidamente aborrecido(a) com pessoas e situações e resiste muito em repetir experiências. Adora o processo de criar alguma coisa – a ideia de um projeto – mas não se mostra tão interessado(a) em dar continuidade a ele. Entusiasma-se e isso é “contagioso”. As pessoas se sentem cativadas pelo(a) ENFP. No entanto, é marcado(a) por uma tenaz independência, repudiando qualquer tipo de subordinação. Seu carisma atrai seguidores que desejam que lhes seja mostrado o caminho. É normalmente cercado(a) por pessoas que procuram em você a sabedoria, a inspiração, a coragem e a liderança: uma expectativa que algumas vezes recai pesadamente sobre você. Por ser otimista, o ENFP fica surpreso(a) quando pessoas ou eventos não são aquilo que imaginava. Muitas vezes, a sua confiança e a bondade da natureza humana são profecias autocriadas.

Você tende a escolher bem carreiras e pode ser bem sucedido(a) em muitos campos. Como trabalhador(a), é calorosamente entusiasmado(a), de espírito elevado, engenhoso(a), imaginativo(a) e capaz de fazer qualquer coisa que lhe interesse. Pode resolver quaisquer problemas, principalmente aqueles relacionados às pessoas. É gentil e muito à vontade com os seus colegas. O ENFP é extraordinário(a) em agregar pessoas e bom(boa) em iniciar reuniões ou conferências, embora não tão eficiente em fornecer os detalhes operacionais desses eventos.

Gosta de inventar maneiras de fazer as coisas e seus projetos tendem a se transformar em causas, tornando-se rapidamente personalizados. É bem imaginativo(a), mas tem dificuldade em captar as ideias e os projetos iniciados pelos outros. Tem necessidade de transformar esses projetos em seus, para dar aos mesmos a sua energia e o seu interesse. Uma vez que as pessoas ou os projetos se transformam em rotinas, você pode perder o interesse: o que “poderia ser” é sempre mais fascinante do que “o que realmente é”. O ENFP faz uso extenso de seu potencial intuitivo.

O ENFP pode ser grande vendedor(a), publicitário(a), político(a) e geralmente se sente atraído(a) pelas artes interpretativas. O trabalho pessoa a pessoa é essencial para você, que necessita de feedback na interação com elas. Pode sentir-se tolhido(a) trabalhando dentro dos limites de uma instituição, especialmente seguindo regras, regulamentos e procedimentos padronizados. Por vezes, os objetivos são desafiados e subjugados. Colegas, subordinados ou superiores se encontram, às vezes, na posição de ter que salvar situações. Pode demonstrar impaciência com os outros e ter dificuldade na organização. Na escolha de ocupação, o ENFP fica rapidamente impaciente nas áreas que envolvam muitos detalhes e acompanhamentos durante um período de tempo. As variações no dia a dia e a interação servem melhor a você, que precisa de espaço para exercer a sua engenhosidade.

Como cônjuge, tende a ser gentil, não se interessando por rotinas do dia a dia e sempre, procurando novas saídas para sua inspiração. Como pai/mãe, é devotado(a), embora, muitas vezes, imprevisível ao lidar com seus filhos, mudando de uma atitude de amigo(a) / salvador(a), para a figura da dura autoridade. Seu cônjuge pode esperar algumas surpresas agradáveis: uma generosidade extravagante, pontuada por períodos de frugalidade. Caso as finanças estejam a seu cargo, pode ter alguns luxos excêntricos.

O ENFP é caloroso(a) e muito alegre com as pessoas e geralmente talentoso(a) ao lidar com elas. O seu papel extrovertido tende a ser muito desenvolvido, da mesma forma que sua capacidade para o novo e o dramático.

Principais Características do ENFP

Pontos fortes do ENFP

  • Poder de inovação
  • Curiosidade / Criatividade
  • Entusiasmo / Espontaneidade
  • Cooperação / Apoio
  • Persuasão
  • Versatilidade

Possíveis Armadilhas do ENFP

  • Inconstância
  • Usar demais a intuição
  • Dispersão / Pouca concentração
  • Dificuldade de dizer NÃO
  • Ignorar prazos e procedimentos

Os 16 Tipos Psicológicos do MBTI®:

ENTENDA MAIS SOBRE O ENFP COM O NOSSO VÍDEO:

CONTATO