QUALIFICAÇÃO MBTI® STEP I E II
 
Próxima data do curso:
03/12

Investimento

R$ 4.990,00
Comprar

QUALIFICAÇÃO MBTI® STEP I E II

Mais informações





QUALIFICAÇÃO MBTI® INTEGRADO STEP I E II

QUANDO O ASSUNTO É DESENVOLVIMENTO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS GERAIS LIGADAS A PERSONALIDADE, NÃO EXISTE FERRAMENTA MELHOR DO QUE O MBTI ®.

Assim como ter uma formação superior ou mesmo saber falar mais de um idioma são pré-requisitos indispensáveis para exercer com excelência algumas atividades, ser qualificado no MBTI® é uma condição básica para quem trabalha com desenvolvimento humano e organizacional.

MBTI ® (Myers-Briggs Type Indicator®) é uma ferramenta de Assessment, baseada nas teorias de Carl Gustav Jung, para a identificação dos tipos psicológicos descritos em seu estudo “A Teoria dos Tipos Psicológicos”. Posteriormente, ela foi decodificada pelas estudiosas no tema, Katharine Briggs and Isabel Myers, respectivamente mãe e filha.

Hoje, o MBTI ® é a ferramenta de Assessment mais utilizada em todo o mundo, com cerca de 2 milhões de relatórios emitidos ao ano.

O sucesso do formulário MBTI ® tanto para o senso comum quanto para o ambiente organizacional está na forma simples, assertiva e científica como que diagnostica e identifica tendências de comportamento.

Com essa qualificação você pode

Aplicar o Assessment para promover o desenvolvimento de líderes e equipes em grandes organizações;

Aplicar o MBTI ® para o desenvolvimento da vida pessoal de indivíduos;
Promover workshops de MBTI ® para alinhamento de equipes;

Fazer parte de um seleto grupo de profissionais qualificados aptos e autorizados a utilizar a ferramenta MBTI ® em todo o Brasil.

Dados Técnicos

Materiais disponibilizados na qualificação

Slides da apresentação padrão impressos para anotações;

Apostila em formato de fichário com todo o conteúdo do curso;

Livro “Introdução aos Tipos Psicológicos”;

Livro “Introdução aos Tipos Psicológicos nas Organizações”;

Livro “Understanding Your MBTI STEP II Results”;

Relatório do MBTI ®STEP II para uso durante a qualificação;

Relatório cortesia para aplicação do MBTI ®STEP II.

Duração da qualificação

32 horas, divididas ao longo de quatro dias.

POR QUE O MBTI ® É TÃO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL?

MBTI ® é fundamental para Organizações de todo o mundo porque promove um entendimento sobre os indivíduos, facilita o autoconhecimento e a compreensão do outro, aumentando a tolerância e potencializando colaboradores e lideranças, o que faz dela a principal ferramenta para o alinhamento de times e equipes.

EM QUE CONTEXTOS VOCÊ PODE USAR O ASSESSMENT MBTI ®?

Team building

Alinhamento de líderes

Desenvolvimento de comunicação e inovação

Negociação, conflitos e coaching, entre outros.

Desenvolvimento de carreira

Treinamento de equipes de vendas

Mudanças

Tomada de decisão

EMPRESAS QUE JÁ UTILIZARAM O MBTI® PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NO BRASIL

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MBTI ®

Katharine Briggs foi inspirada a começar sua pesquisa após perceber diferenças de percepção de mundo dentro de sua própria família. Ficou intrigada e resolveu estudar o porquê algumas personalidades são diferentes de outras.

Após conhecer a publicação de Carl Jung, “A Teoria dos Tipos Psicológicos (1921)”, Katharine percebeu o quão próximas estavam suas teorias das do psiquiatra e psicoterapeuta suíço. Influenciada pelo clima após a I Guerra Mundial, ela dedicou sua vida para construir uma ferramenta que proporcionasse aceitação às diferenças e, consequentemente, a busca pela paz.

Após cerca de 20 anos de pesquisas e construção junto a uma equipe de estudiosos, o primeiro formulário do MBTI foi publicado em 1943. Desde então o questionário MBTI ® vem sendo aprimorado e hoje já está em sua versão Q.

No Brasil, a Fellipelli Consultoria é a única empresa a deter os direitos de distribuição e aplicação do MBTI ®.

 A detentora mundial do MBTI ® é a CPP.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MBTI ®

A teoria do MBTI ®, Myers-Briggs Type Indicator ®, baseada nos tipos psicológicos de Carl Jung, diz que todo indivíduo nasce com algumas características inatas. A partir de seus estudos, Jung identificou 8 tipos de personalidades divididas em 4 dicotomias.

 

Atitude

Extroversão (E) – obtém energia através da interação com outras pessoas.

Introversão (I) – obtém energia a partir da reflexão e do seu diálogo interior.

Funções (S/N) (T/F)

Descreve como acontece a busca pela informação, como ela é entendida e interpretada.

Sensação (S)  Acreditam em informações tangíveis. Se pautam pelo que já funcionou.

Intuição (N)  Preferem informações abstratas e teóricas. Gostam de inovar.

Descrevem como o indivíduo toma decisões.

Pensamento (T)  Decidem com base na lógica e são voltados para resolução do problema. Se distanciam das pessoas para tomar decisões.

Sentimento (F)  Decidem com base nas pessoas envolvidas na situação. Se aproximam das pessoas para tomar decisões.

Para completar o ciclo e criar as 16 dicotomias do MBTI ®, Myers Briggs acrescentaram à teoria a dicotomia que fala sobre estilo de vida:

Julgamento (J) – Metódicos, programados e planejadores.

Percepção (P) – Improvisadores, preferem deixar as opções em aberto e lidam bem com decisões de última hora.

ENTENDA MAIS SOBRE AS DICOTOMIAS DO MBTI ® (CONTEÚDO EM INGLÊS):

A PARTIR DESSAS 8 PREFERÊNCIAS PSICOLÓGICAS, SÃO ORIGINADOS OS 16 TIPOS PSICOLÓGICOS DO MBTI ®:

QUER ENTENDE MELHOR? CONFIRA NOSSO INFOGRÁFICO:

COMO SURGIU O MBTI ® STEP II

O MBTI ® Step II surgiu da necessidade de entender por que pessoas de um mesmo tipo psicológico apresentam comportamentos fora da preferência.

A partir de muitos estudos foram criadas as facetas psicológicas ou subescalas que compõe uma preferência. Com elas, foi possível entender quais comportamentos estão fora da área de preferência e, assim, realizar um diagnóstico mais profundo e assertivo.

VEJA A TABELA COM TODAS AS SUBESCALAS DO MBTI ® STEP II:

  • A teoria dos tipos psicológicos de Jung;
  • Construção e administração da ferramenta;
  • Como se dá a dinâmica da personalidade;
  • A explicação das 8 preferências dicotômicas (extroversão x introversão; sensação x intuição; pensamento x sentimento; julgamento x percepção);
  • Os 16 tipos de personalidade do MBTI ®;
  • Aplicação da ferramenta em equipes, liderança, coaching e no autoconhecimento;
  • Diferenças entre pessoas de mesma tipologia.
  • Utilizar o instrumento MBTI ® com indivíduos, equipes e grupos de trabalho;
  • Atender às responsabilidades profissionais para usar o instrumento MBTI ®;
  • Usar o instrumento MBTI ® para o desenvolvimento individual e de liderança;
  • Compreender e usar o instrumento MBTI ® Step II e o relatório interpretativo.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Solicite atendimento agora

Conteúdos Relacionados

A importância da avaliação MBTI Step II

Por que o MBTI é o principal assessment de autoconhecimento do mundo

8 Motivos para fazer a qualificação do MBTI ® STEP I e II

Os Possíveis diagnósticos com o MBTI® e o Birkman®

X