Liderança: 10 habilidades de gestores bem-sucedidos11 min de leitura

Você sabe o que é ser um líder bem-sucedido? Essa pergunta pode ser respondida de muitas maneiras. Afinal, uma gestão de sucesso vai muito além de controlar números e dados de mercado.

Independentemente da área, um dos maiores desafios da gestão contemporânea é saber gerenciar as pessoas. No entanto, ao aprimorar a liderança nas organizações, esses profissionais-chave são capazes de conquistar e incentivar suas equipes a produzirem ainda mais.

Para alcançar esse patamar de engajamento, um líder precisa enaltecer e desenvolver diversas habilidades. É por isso que vamos abordar as 10 principais habilidades para ser um gestor bem-sucedido, a importância dessa prática e o que significa estar nessa categoria.

Então, aproveite para conferir com quais delas você se identifica e quais deve desenvolver. Acompanhe!

O que é ser um líder bem-sucedido?

É muito comum haver confusões a respeito dessa pergunta. Não é tão simples saber diferenciar o líder do tradicional chefe, que tem como foco os resultados, não os colaboradores. Para a liderança, porém, o que vale é o oposto.

Segundo o Dicionário Michaelis Online, líder é “pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer. Pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas”. Pensando nesse contexto, fica evidente que o líder bem-sucedido é alguém com a capacidade de estimular os colaboradores e que possui como uma de suas competências saber extrair o melhor de cada indivíduo.

Segundo uma pesquisa da empresa de recrutamento e seleção de média e alta gerência Wyser, divisão da RH Gi Group, ser um líder bem-sucedido passa por questões como ética e inovação. Para os brasileiros entrevistados, 38% consideram relevante ter princípios éticos. Outros 34% apostam na responsabilidade e autonomia. Os dados foram divulgados no Valor Econômico.

Fica evidente, então, que o líder deve saber incentivar a equipe e ter diversas características importantes, como veremos em seguida. No entanto, para ser bem-sucedido, ele também precisa saber quando seguir a emoção e em que momento é melhor optar pela razão. Precisa ser resiliente para se ajustar às mudanças ao mesmo tempo em que defende suas convicções.

Por fim, o segredo para ser um gestor de sucesso é saber ouvir e considerar o ponto de vista das outras pessoas, porque essa é uma maneira de aprimorar os resultados e estimular os colaboradores. Perceba que é sempre necessário

Como é possível perceber, ser líder é uma atividade bastante complexa, que requer o desenvolvimento de diversas habilidades. Algumas pessoas já nascem com algumas dessas competências, mas é fundamental trabalhar outras aptidões para ser verdadeiramente bem-sucedido nessa função.

10 características de uma boa liderança nas organizações

A capacidade de ser um líder bem-sucedido depende do desenvolvimento de algumas características e competências fundamentais. Essa é uma atitude possível para qualquer pessoa. Porém, observe que o fortalecimento de umas habilidades deverá ser mais fácil do que o de outras.

Então, o que aprimorar? As 10 características principais para um ser líder bem-sucedido são:

  1. Ser comunicativo

Um profissional que consegue se comunicar bem e se expressar com clareza tem muitas chances de alcançar seus objetivos. Já um líder que desenvolve ou domina essa característica tem 50% do seu sucesso garantido. Isso porque é por meio de uma boa comunicação interpessoal que um bom líder engaja mais facilmente sua equipe e supera suas metas.

Esteja disposto a comunicar a equipe a respeito do desempenho esperado para determinado período. Assim, todos sabem o que devem almejar e perseguir. Lembre-se também de alertar sobre os valores organizacionais aos colaboradores, a fim de que as atividades sejam realizadas de maneira adequada.

lider comunicativo

  1. Prezar pela transparência

O líder conquista a confiança da equipe a partir da transparência da gestão percebida pelos liderados. Isso facilitará um relacionamento interpessoal de qualidade entre gestor e colaboradores, além de estimular que eles cultivem uma importante lealdade.

Em outras palavras, exercer uma boa liderança nas organizações também significa não ocultar informações importantes de sua equipe. Todos devem compreender a visão do líder, seus objetivos, valores e projetos. Essa é uma maneira de engajar os colaboradores em prol de um mesmo propósito: as metas definidas pela empresa para o setor.

  1. Ter empatia

O reconhecimento de que o outro é um ser em constante aprimoramento é qualidade ímpar de todo bom líder. Mas ser empático não é a mesma coisa que ter compaixão ou dó. Um líder precisa fazer exigências, mas também se colocar no lugar do seu liderado e entender os motivos pelos quais uma cobrança é necessária.

Por isso, procure entender o que se passa com seus liderados antes de dar feedbacks negativos, por exemplo. O segredo é sempre se colocar no lugar do outro. Por exemplo: um colaborador que apresenta resultados positivos e começa a ter problemas deve ser ouvido. Pode ser que ele esteja passando por algum problema familiar, que impacta em sua performance durante determinado período de tempo.

A ideia, portanto, é ser um gestor mais humano. Um feedback construtivo e uma conversa podem trazer grandes benefícios nesse momento, porque o colaborador tende a se sentir parte da equipe e fica mais disposto a executar suas atividades com empenho e dedicação.

lider sabe ouvir

  1. Saber ouvir

Muitas vezes a falta de diálogo prejudica a equipe. Por isso, é importante que o líder saiba ouvir sem julgamentos e interrupções na fala do outro. Essa característica o ajuda a construir argumentos para defender seu posicionamento.

Perceba que, muitas vezes, os colaboradores só desejam ser ouvidos. Então, dedique um tempinho e – uma sugestão – mantenha sempre um caderno e caneta junto de si para ir anotando os pontos principais sobre o que você está ouvindo. Ao final, terá um poder de argumentação melhor. Lembre-se sempre que “temos dois ouvidos e apenas uma boca”.

Dentro desse contexto, tenha em mente que os colaboradores podem ter boas ideias e ajudar a alcançar o objetivo perseguido. Estimule essa colaboração e evite que os integrantes da equipe se sintam humilhados, desprezados ou ridicularizados. Ignorar a opinião de alguém torna essa mesma pessoa resistente a qualquer sugestão.

Até mesmo quando as ideias parecem equivocadas, elas podem ser adaptadas ou aprimoradas. Por exemplo: um colaborador pode indicar o uso de uma estratégia de marketing com a qual empresa não tem intenção de trabalhar devido ao orçamento. Porém, é possível ajustá-la para uma atitude mais simples.

  1. Manter a organização

Esqueça aquela máxima de que você se acha em sua bagunça organizada. Dar um bom exemplo é obrigação de um líder em todos os aspectos. Portanto, mantenha sua mesa em ordem e sua agenda em dia, com todos os compromissos e tarefas bem organizados.

Essa medida tende a desencadear um efeito cascata com sua equipe e melhorar seu desempenho. Caso você tenha dificuldades, atualmente existem diversos aplicativos para celular e plataformas web, como o Evernote ou o Runrun.it, que gerenciam sua organização e produtividade.

  1. Delegar tarefas

Um líder só é bom se for capaz de confiar em sua equipe e repassar responsabilidades aos seus liderados. Para isso, ele precisa conhecer bem seus colaboradores e direcionar as demandas para cada um de maneira estratégica, com o cuidado de deixar cada tarefa com um profissional apto e disponível para cumprir os prazos.

É importante lembrar que delegar não significa transferir responsabilidades, pois a demanda continua sendo do gestor e é o dever dele acompanhá-la. É por isso que, para realizar essa atividade com maestria, existem diversos recursos, como caderno de anotações e ferramentas de gestão de equipes.

  1. Fornecer feedbacks construtivos

Os liderados precisam da sua orientação para saberem para onde devem ir e quais objetivos perseguir. As necessidades e os anseios de seus pares ou líderes são o direcionamento ideal nesse momento.

É importante realizar reuniões de feedback periódicas com sua equipe para instruí-la e direcionar os profissionais para os objetivos da empresa. Ela pode ser feita separadamente ou em conjunto, quando o assunto for o setor, não o colaborador propriamente dito.

Mas atenção: feedbacks pessoais devem ser dados diretamente ao destinatário e, de preferência, sem ninguém por perto. Isso evita constrangimentos durante suas reuniões. Tenha em mente que a ideia aqui é valorizar a equipe e estimular o autodesenvolvimento. Portanto, elogie quando necessário e trace a estratégia de melhoria quando é preciso aprimorar algum aspecto.

Aproveite o feedback como uma forma de obter informações a respeito de seu próprio comportamento. Verifique se os liderados estão satisfeitos ou se há algo que possa ser melhorado. Perceba que abrir esse espaço é uma maneira de aumentar o nível de entrega de seus colegas, clientes e parceiros.

celebrando sucesso

  1. Reconhecer sucessos

No processo de engajamento de uma equipe, certamente o líder avaliará os resultados e encontrará bons motivos para tecer elogios, por exemplo, devido à iniciativa de um profissional que resolve um problema de forma proativa ou por ultrapassar uma meta com folga.

É importante reconhecer publicamente estes profissionais e, se possível, efetivar esse reconhecimento por meio de programas de benefícios, premiações, campanhas de incentivo e confraternizações mensais.

Essa é uma atitude relevante porque o líder só alcançará os resultados esperados se a equipe trabalhar a favor dele. Ou seja, os colaboradores ajudam a transformar a empresa e cabe a você ter uma postura de valorização para evitar problemas. Reconheça os talentos e evidencie que você tem confiança na equipe.

  1. Estimular a participação

As empresas têm se deparado com uma gestão cada vez mais focada na participação de seus colaboradores. Essa atitude é estimulada pela participação efetiva dos liderados, que se sentem mais valorizados pela organização. A ideia é que os liderados ofereçam constantemente sugestões de melhoria para os processos, produtos e serviços da empresa. Assim, os resultados serão conquistados mais rapidamente e todos se sentirão parte efetiva da equipe.

compartilhar conhecimentos

  1. Compartilhar conhecimentos

Um verdadeiro líder é alheio àquele pensamento de que não os liderados e colegas de trabalho não devem ser ensinados para evitar que ocupem o seu lugar. A postura adotada deve ser a de mentor, porque é assim que o líder conquistará a equipe e a capacitará ainda mais. Com isso, os resultados deverão ter variações positivas e ser facilmente mensuráveis.

Um dos liderados também poderá se tornar um líder. No entanto, isso não significa que tomará o seu lugar. Ele poderá ajudá-lo a servir de exemplo para os outros e ser responsável por auxiliar os colegas que estão em dificuldade. Em outras palavras, é possível treinar uma pessoa para ir além e ajudá-lo nas atividades de gestão.

A influência da liderança nas organizações

Ao dominar todas ou, pelo menos, boa parte das características acima, um bom gestor será capaz de otimizar o trabalho de sua equipe, transmitir confiança à diretoria da empresa e desenvolver uma relação de cumplicidade com seus liderados.

Observe que a liderança tem o propósito de direcionar os esforços em prol da estratégia empresarial. Ela também tem o intuito de definir metas e objetivos para que todos saibam os números que devem ser perseguidos. A consequência dessa atitude é o alinhamento das necessidades organizacionais e das expectativas dos colaboradores.

A questão é: como saber se você é realmente um bom líder? As características repassadas são um bom indicativo. No entanto, é necessário observar seu comportamento dentro da empresa. Se é desmotivado, apático, tem dificuldades de trabalhar a inteligência emocional e se adaptar às mudanças, pode ter certeza de que tem um grande problema.

Outra questão relevante é perceber se você é mais um chefe que um líder. O primeiro não procura incentivar a equipe a participar, toma decisões sempre sozinho e deixa de valorizar os colaboradores. Ao adotar essa postura, o clima organizacional será mais estressante e a equipe tende a apresentar um desempenho mais baixo.

Assim, tenha em mente que é preciso identificar os diferentes perfis, competências e características, bem como buscar capacitação contínua a todos. É dessa maneira que os colaboradores se sentem parte da empresa, conseguem evoluir profissionalmente e estar sempre alinhados em relação às demandas do mercado.

Todos esses aspectos promovem resultados melhores para o negócio, além de uma inegável construção de boas experiências e sinergia entre você e sua equipe. Portanto, não deixe de enaltecer as características que já tem e anotar aquelas que você precisa desenvolver para garantir a excelência de sua liderança na organização em que trabalha.

Fonte: http://blog.soufgv.com.br/lideranca-nas-organizacoes-10-habilidades-de-gestores-bem-sucedidos/


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