Feedback: A prática da comunicação saudável3 min de leitura

feedback-arte-comunicacao

Livro: How to Say Anything to Anyone: A Guide to Building Business Relationships that Really Work
Autora: Shari Harley

Nem sempre estamos totalmente preparados para dar ou receber feedback, e mesmo com muita prática, às vezes, as circunstâncias podem nos deixar constrangidos, mas ao mesmo tempo sabemos que, para crescer, o feedback é muito importante nas relações humanas.

Shari Harley, autora deste livro, nos convida a participar em tomar uma atitude para aprimorar nossos relacionamentos na vida profissional e ela defende a teoria de que, a partir desta tomada de atitude, nós podemos melhorar a condução da própria carreira, com o beneficio de melhorar nossas habilidades de comunicação.

Todos sabemos como nos sentimos quando os colegas falam de nós mas não conosco; isto pode ser muito frustrante, e cria tensões. Quando a comunicação efetiva não existe no ambiente de trabalho, os funcionários sentem que estão trabalhando às escuras. Líderes não praticam conversações pertinentes; os gestores ficam frustrados porque os resultados nem sempre são o que eles esperam, e os funcionários frequentemente não recebem feedback positivo ou construtivo.

A grande maioria padece de apatia perante hábitos pobres de comunicação assim como não sabe sobrepor barreiras de comunicação, mas aguarda para que milagrosamente a comunicação empresarial aconteça ou melhore – mas isso não acontece. Os hábitos de comunicação não vão melhorar sem esforço e habilidades.

As pessoas podem trabalhar com você, ao redor de você ou contra você. Como elas trabalham depende do tipo de relacionamento que vocês cultivam. Já se perguntou se seus colegas confiam em você? Eles podem falar com facilidade, abertamente com você quando os projetos ou tarefas não decolam?

Você tem habilidades de comunicação efetiva?

Você poderá atingir outro patamar de carreira se conseguir eliminar barreiras de comunicação e investir nos relacionamentos no ambiente de trabalho. Faça com que o ambiente fique mais leve, menos tenso e assim mais produtivo, aprimorando e melhorando as habilidades de comunicação.

Estabeleça expectativas nos relacionamentos e trabalhe com as pessoas da melhor forma que elas sabem trabalhar, e aproveite sempre as oportunidades de praticar o feedback positivo e construtivo.

Como resumo da leitura deste livro, algumas dicas práticas:

  • Saiba pedir o que você quer no trabalho;
  • Melhore as habilidades de comunicação;
  • Fortaleça todos os tipos de relacionamentos de trabalho;
  • Reduza a fofoca e os dramas no escritório;
  • Diga e expresse suas frustrações às pessoas com as quais trabalha, seja capaz de manter conversações difíceis de uma forma que seja apreciado e compreendido;
  • Atue sobre suas ideias e sentimentos;
  • Peça feedback honesto e franco sobre seu próprio desempenho.

A autora compartilha histórias reais de pessoas que durante muito tempo não conseguiam o que realmente desejavam no trabalho. Ela apresenta um modelo claro para percorrer o modelo de comunicação aberta. Ela brinda o apoio para melhorar as habilidades e dicas para melhorar os relacionamentos, aqueles que você realmente quer manter.

Trata-se de uma leitura ideal para coachees em situações especificas no ambiente de trabalho e que precisam de dicas práticas.

Na verdade, é uma leitura ideal para todos, lideres e liderados, que procuram uma melhor forma de se relacionar e se comunicar com o outro.

Fonte:
Amazon.com
Livraria Cultura: O livro está disponível somente em inglês, em versão digital.


Leia também

MUDAR A FORMA COMO AS PESSOAS PENSAM

Clique aqui

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *