O MBTI® e o Diagnóstico de Personalidade na Prática Clínica

O MBTI® e o Diagnóstico de Personalidade na Prática Clínica

 
 
A psicologia analítica de Jung, que teve sua base fundamentada no inconsciente coletivo, tem influenciado diretamente a prática psicológica e psiquiátrica, através dos seus esclarecimentos sobre a psique individual e a busca pela totalidade.
 
Segundo Jung, seres de uma mesma espécie compartilham uma herança psicológica, de extrema importância para determinar nossos traços de comportamento. Sendo assim, o inconsciente coletivo é fruto de tudo aquilo que não surge a partir da experiência pessoal – são os arquétipos.
 
Diagnosticar tendências inatas, em clínica psicológica, é de extrema importância para oferecer consciência sobre si para os pacientes. No processo de individualização, iniciado com um diagnóstico preciso de personalidade, é muito comum o paciente descobrir as máscaras inconscientes que veste e se deparar com quem realmente é. Essas máscaras podem ser vestidas por inúmeros motivos, relacionamento amoroso, família, trabalho, etc. Normalmente elas são frutos da influência do ambiente e se desdobram em diversos conflitos pessoais, incluindo a não aceitação ou a tentativa de atender as expectativas dos outros.
 
O diagnóstico dessas tendências inatas é realizado com a avaliação psicológica MBTI®, desenvolvida por Myers & Briggs e amplamente utilizada na prática psicológica. No Brasil essa avaliação e comercializada pela Fellipelli Consultoria, que também forma os psicólogos especialistas em diagnóstico de personalidade.
 
Tão importante quando entender as próprias funções mentais é entender as funções mentais do outro. Em uma conversa de feedback de tipos psicológicos, é a apresentada a tipologia e também todos os conceitos que envolvem o MBTI®. É nesse momento que o paciente aumenta a tolerância com o outro – ele percebe que comportamentos diferentes não são ofensivos ou agressivos e sim modus operandis diferentes e com pontos fortes também. O MBTI® traz um olhar positivo para o “diferente”.
 
É o que acontece em terapia de casal. Muito utilizado nesse contexto, o MBTI® facilita o casal a encontrar caminhos para um relacionamento saudável e respeitoso. O gerenciamento do conflito acontece quando ambos tomam consciência do comportamento natural do companheiro.
 
 
Com adolescentes o diagnóstico correto de tipo de personalidade também é muito efetivo, já que é uma fase da vida de autodescobertas e de conflitos sobre o que queremos e o que o ambiente exige. As “crises existências” muitas vezes são amenizadas com a descoberta do tipo de personalidade – com o encontro do verdadeiro “eu”.
 
Independente do contexto, em processos terapêuticos com foco em autoconhecimento, o MBTI® é muito benéfico para o paciente se encontrar, conseguir admirar seus pontos fortes e a criar estratégias para administrar seus pontos cegos.
 
Nesse contexto, a Fellipelli Consultoria oferece a Qualificação Integrada MBTI® STEP I e II, que te tornará um psicólogo especialista em tipos de personalidade.

Produtos relacionados