Mães e profissionais - Fellipelli
mae-e-profissional

Mães e profissionais

Como conciliar trabalho e maternidade?

Toda mulher sabe que maternidade é uma doação constante que exige dedicação e entrega, entretanto, toda mulher que está em um cargo de liderança precisa se dedicar ao trabalho e se doar para as pessoas ao seu redor.

Uma pesquisa que a revista CRESCER conduziu com 5.009 mulheres que são mães e profissionais revelou que 56% delas levaram em conta a carreira quando decidiram engravidar, mas mostrou também que 72% sentem culpa justamente por trabalhar fora.

Um fato curioso é que um estudo publicado pela Harvard Business School feito com mais de 25.000 ex-alunos e alunas mostra que ter um marido pode atrapalhar mais a carreira do que ter filhos.

Mas vamos deixar os maridos de lado e focar nos filhos. Seria possível conciliar trabalho e maternidade sem que um prejudique o outro? A resposta é sim. Com algumas estratégias, você pode conseguir tempo para o trabalho, para si e para os filhos.

Confiram só algumas dicas que partiram de algumas mães que trabalham aqui na Fellipelli Consultoria – Fernanda Correa, Lee Menye e Alessandra Oliveira.

1 – Estimule a independência e parceria

Estimular a independência, ainda na fase da infância, pode colaborar para formação de adultos maduros e donos das próprias escolhas. Na adolescência, inclusive, você pode delegar alguns afazeres. Assim, você estimula o protagonismo no seu filho e ainda ganha tempo para ficar com ele quando não estiver trabalhando.

2 – Não sinta culpa

Muitas mães sentem-se culpadas por trabalhar, como se negligenciassem o filho, principalmente nos primeiros anos de vida. É preciso entender que, assim como a maternidade, a carreira pode ser um objetivo de vida da mulher e nem sempre é saudável abrir mão disso – já que pode significar prejuízos financeiros e insatisfação pessoal. Busque entender a sua função enquanto profissional e mãe e como o seu trabalho pode implicar positivamente na qualidade de vida do seu filho.

3 – Peça ajuda

As pessoas ao seu redor podem te ajudar nos primeiros anos de vida do seu filho. Conte sempre com quem você ama, como sua mãe, pai, irmãos e amigos próximos. Lembre-se que você não está sozinha e pedir ajuda não é vergonha para ninguém.

4 – Esteja por completo em um lugar

A qualidade de quando você está com o seu filho pode ser mais importante do que a quantidade de horas. Faça o tempo que você tem com ele/a valer a pena. O mesmo pode se dizer do trabalho. Esse seria o grande segredo para alinhar trabalho e maternidade.

De 0 a 10, o quanto você se identifica com essas dicas?

About "Fellipelli Consultoria"

A paixão de nossa consultoria de desenvolvimento humano é impulsionar cada indivíduo a explorar positivamente seu potencial através do autoconhecimento, proporcionando o seu crescimento e evolução na vida. Para isso, criamos valor com soluções de vanguarda e disseminamos nosso saber.

No Comments

Post a Comment