Mentira no Ambiente Profissional

Mentira no Ambiente Profissional

Quem nunca contou uma mentira em alguma situação? Mentiras consideradas inofensivas, para esconder informações que não queremos compartilhar, ou para ocultar algo sério.
Fato é que a mentira faz parte do cotidiano do ser humano. Tanto que nós temos um dia especial para isso: o dia da mentira!  Mas o que nos leva a mentir e o que a psicologia diz a respeito disso?
Segundo Murray Sidman, a mentira não é algo natural do ser humano e sim um comportamento aprendido. Portanto, se crescemos em um ambiente onde a mentira é natural, tendenciamos a mentir mais. Quando nos sentimos controlados, nos limitamos a esconder a verdade por medo de uma possível ameaça.

A mentira no ambiente profissional

Em uma pesquisa on-line feita pelo site Universia com 3902 pessoas (informação de março/2018), 95,23% dos respondentes afirmaram que foram vítimas de mentiras no trabalho.
No ambiente profissional, pequenas mentiras podem levar a grandes prejuízos para empresas. Por exemplo, quando o colaborador prefere mentir sobre a sua opinião e concordar sempre com o seu líder, por medo de represálias. A falta de visões diferentes pode limitar a percepção como um todo.
Outra situação muito perigosa pode acontecer quando um determinado funcionário tem conhecimentos técnicos que o líder não tem e mente sobre o andamento de um projeto ou sobre determinada atividade que desempenha na empresa. A mentira pode render prejuízos imensuráveis para a organização em vários campos, do financeiro à segurança da informação.
Em casos mais sérios, a mentira pode esbarrar no campo da ética. Foi o que aconteceu recentemente entre duas empresas de tecnologia, onde uma confiou na outra – que por sua vez mentiu e compartilhou informações confidenciais dos usuários da empresa parceira. Como resultados, enormes prejuízos financeiros e questionamentos sobre a credibilidade da marca.

O que fazer quando mentiras afetam o ambiente profissional?

Existem algumas atitudes que as lideranças podem tomar para inibir o comportamento mentiroso e estimular um ambiente propenso à verdade. Se entendemos que as pessoas mentem quando se sentem ameaçadas, criar um espaço que minimize essa sensação faz com que todos se sintam mais propensos a dizer o que pensam, sentem, etc.
Segundo estudos neurocientíficos, todo indivíduo possui cinco necessidades básicas que o colocam em uma zona de segurança, quando são atendidas, ou em posição de vulnerabilidade, quando não atendidas. É nesse momento que ele usa a mentira como um caminho para fugir do perigo. Criar um ambiente respeitando essas cinco necessidades individuais desestimula a mentira no trabalho. São elas:
–Status: todo ser humano tem a necessidade de entender e saber sua posição em um grupo social. As pessoas também precisam ser valorizadas e respeitadas. O modelo de feedback, implementado em grandes organizações, foi observado como uma arma contra essa necessidade, desvalorizando colaboradores e reduzindo a produtividade. Para solucionar esse problema, David Rock criou o modelo Connect, que visa qualificar essas conversas de feedback.

– Certeza: é fundamental que as pessoas trabalhem com seu status de certeza contemplado. Todos precisamos do mínimo de segurança para desempenhar nossos papéis e, quando estamos com o status de certeza afetado, tornamo-nos inseguros, indecisos e trabalhamos na defensiva. As ideias não acontecem, a empresa não inova e um ambiente de guerra em busca de culpados é criado.
– Autonomia: ter o mínimo de autonomia também se encaixa como uma necessidade básica, afinal, as pessoas querem fazer escolhas, ter liberdade para tomar as próprias decisões. É uma necessidade diretamente ligada ao Status.
– Relações: o status de pertencimento é fundamental para que o indivíduo se sinta integrado a um grupo social. Nós somos seres sociais e só atingimos a plenitude vivendo em sociedade. Ter pessoas ao redor que apoiam e compartilham de ideias semelhantes é fundamental para que o colaborador não se sinta isolada, solitária e triste.

– Justiça: Essa necessidade é tão poderosa que, quando um indivíduo se sente injustiçado, pode tomar atitudes extremas, com o sistema límbico totalmente no controle. Quando alguém se sente injustiçado ativa sentimentos como raiva e frustração, altamente tóxicos para o ambiente corporativo.

 

Vale lembrar que todo indivíduo tem uma escala de importância para essas necessidades. Por isso é tão importante para a liderança o autoconhecimento e também conhecimento do funcionamento humano. Para que saiba se comunicar de forma não agressiva e estimular um ambiente saudável, de colaboração e de verdade.

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