Por que o MBTI é o principal assessment de autoconhecimento do mundo

Por que o MBTI é o principal assessment de autoconhecimento do mundo

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta. Carl Jung

Segundo o dicionário, autoconhecimento significa conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos etc; que caracterizam o indivíduo por si próprio.

Como diz Carl Jung, o autoconhecimento nos permite despertar para nós mesmos, para nossos pontos positivos, mas também para nossas fragilidades – é como olhar para o espelho.

Entretanto, nem sempre isso é um processo prazeroso. Não é simples reconhecer os próprios pontos cegos, porém importante, pois no dia a dia esses “nós inconscientes” afetam negativamente nossas escolhas e atividades.

Trazer à tona o que não temos desenvolvido permite criar estratégias para minimizar prejuízos. Ninguém é bom em tudo, mas é importante tomar consciência das limitações. O autoconhecimento dá autonomia para você fazer escolhas mais acertadas.

 

O MBTI como ferramenta para o autoconhecimento

Intrigadas com as então recentes descobertas de Jung e observando as diferenças de comportamento entre pessoas próximas, Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers criaram o MBTI, que identifica preferências inatas .

Ao logo dos anos, o MBTI se tornou o assessment de autoconhecimento mais utilizado em todo mundo, com mais de 2 milhões de resultados entregues todo ano. Confira alguns depoimentos em nossas páginas do Youtube sobre o choque de autoconhecimento que é se reconhecer em um tipo psicológico.

 

Nada melhor do que se encontrar em uma descrição de personalidade.

1

E encontrar a definição de quem você é.

2

Descobrir que existem mais pessoas como você dá uma sensação de pertencimento a um grupo.

3

Além de esclarecer dúvidas.

4

O MBTI também é ótimo para promover mais tolerância em relacionamentos. Já abordamos esse tema aqui em nosso blog, no texto O MBTI® Como Ferramenta Para Aproximação de Casais.

5

Existe muita descrença sobre a imersão em autoconhecimento que o MBTI proporciona, mas contra resultados não há argumentos.

6

Um INTJ querendo interagir e outro mais realista alertando sobre os possíveis problemas envolvidos – como dissemos acima, identificar os pontos de melhoria é fator crucial para o desenvolvimento.

7

O Thiago defende que INTJ´s podem ser bons líderes. Nós acreditamos que cada tipo psicológico do MBTI tem seu estilo de liderança. Confira no texto Os tipos de liderança, de acordo com o MBTI.

8

O Marcos já pensou nos pontos que pode desenvolver com os insights do vídeo.

11

E o Leandro se encontrou 100% no tipo psicológico INTJ.  Vale lembrar que somente o respondente pode validar o próprio tipo psicológico.

12

Agradecemos por todos os comentários e para quem quiser receber conteúdos exclusivos sobre autoconhecimento, é só se inscrever no canal da Fellipelli Consultoria no Youtube ou participar de nossa Qualificação Integrada MBTI STEP I e II.

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.