Quais são os comportamentos mais valorizados por uma empresa na hora de contratar? - Fellipelli
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Quais são os comportamentos mais valorizados por uma empresa na hora de contratar?

A formação e a experiência profissional são fatores bastante relevantes na hora da contratação nas empresas, mas a entrevista possui uma grande importância na avaliação do candidato, sendo talvez o fator decisivo.

Em pesquisa realizada pelo G1 em 2013, 20 grandes empresas listaram o que mais valorizavam nos profissionais. Entre as qualidades mais citadas estão: resultados, inovação, paixão, cultura, agilidade, desafios e trabalho em equipe.

Em 2015, uma pesquisa semelhante foi realizada pelo G1, mas incluindo apenas empresas de recrutamento e de consultoria de recursos humanos. Entre as características mais citadas estão: resultados, foco, trabalho, relacionamento, visão, resiliência, comunicação, comprometimento, engajamento, habilidade, agilidade, energia, proatividade, emocional, dentre outras.

Os resultados são muito parecidos. O que as empresas mais valorizam nas duas pesquisas são de fato os resultados. A maioria das palavras que apareceram em 2013 se mantém em 2015, como comprometimento, equipe e comunicação. Enquanto algumas características passam a ser menos valorizadas, como inovação, paixão, liderança e autodesenvolvimento, outras passam a adquirir maior valor. O que a pesquisa de 2015 mostra é que as habilidades que se destacam são: trabalho, foco, relacionamento e, principalmente, resiliência, que não aparecia antes.

Como avaliar e mensurar as competências comportamentais exigidas pela sua empresa?

 Atualmente, no mercado organizacional, existem diversas ferramentas que oferecem um diagnóstico comportamental rápido e efetivo e permitem que o recrutador escolha o indivíduo que preenche os requisitos para determinada vaga. Uma ferramenta muito reconhecida, tanto para desenvolvimento quanto para recrutamento e seleção é o Birkman®.

Desenvolvida após a segunda guerra mundial, por Dr. Roger Birkman, essa avaliação comportamental identifica com precisão: comportamentos sociais, expectativas subjacentes em relação ao ambiente de trabalho, potenciais reações de estresse (caso as expectativas não sejam atendidas), preferências ocupacionais e pontos fortes organizacionais. Já foram 50,000,000 relatórios emitidos e mais de 4.000 profissionais qualificados pelo mundo, em 65 anos de existência.

No mundo, muitas empresas já acreditaram nessa ferramenta, como o Mailchimp, Google, Walmart, Duracell, PFK e no Brasil a Petrobrás, GRAAC, entre outras.

Entenda melhor com o vídeo abaixo:

A ferramenta Birkman® enfatiza que todos temos pontos fortes e também diagnostica que em diferentes ambientes, algumas pessoas terão maior ou menor chance de sucesso que outras.

Por exemplo: ao revisar um relatório Birkman® em um processo de recrutamento para contador, você espera um indivíduo com interesse mais numérico e administrativo, com uma inclinação natural para tarefas. Por outro lado, ao contratar um representante de vendas, você espera um candidato com interesse em persuasão e que tenha uma inclinação natural a atividades orientadas para pessoais.

Algumas informações que a ferramenta oferece, cruzadas com a experiência do candidato, formações, recomendações e a própria entrevista pessoal, certamente empodera o recrutador para uma escolha mais direcionada as competências exigidas para a vaga e assertiva.

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