Case: Desenvolvimento Organizacional com Neurocoaching

Case: Desenvolvimento Organizacional com Neurocoaching

Responsável pelo  conteúdo: JAMILE MEIRA DE VASCONCELOS, Coach pela Fellipelli Consultoria e Neuroleadership Institute

Cliente: Safe Clean – Recife/PE

Sobre a empresa: Consolidada no segmento de franchising desde 2006, a SAFE CLEAN desponta no mercado de prestação de serviços especializados em limpeza e impermeabilização de estofados. Uma empresa sólida, que pertence a um grupo com mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro e possui, além de uma equipe técnica altamente qualificada, laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos e processos dedicados, que estão em constante busca por novas tecnologias e inovações.

PROBLEMA: A Safe Clean acredita que o recurso humano é fundamental para o sucesso da empresa. Sempre teve como premissa trabalhar a equipe em todos os sentidos. Diante de mudança de comportamento de mercado, por questões de crise e financeiras, surgiram novos direcionamentos na empresa que refletiram em uma fase delicada nas relações internas, gerando conflitos ligados a comportamentos e comunicação na equipe. Com o intuito de investir na equipe optou por um coach, por acreditar no processo.

ETAPAS

Equipe participante da primeira e segunda etapa: profissionais da operação (limpeza e impermeabilização de estofados), supervisor da operação, pessoal administrativo financeiro e comercial.

Primeira etapa: atendimento individual, com duração de 1 hora, para isto foi encaminhado previamente a Janela de Johari com o intuito de promover o autoconhecimento, num sistema de avaliação 360 graus, sendo fornecido feedback no encontro individual. Neste mesmo encontro foi apresentado para cada colaborador a matriz SWOT e em conversa de coach procurou-se descrever da equipe os pontos fortes e os pontos a desenvolver e da empresa as oportunidades e ameaças que ela oferece.

Segunda etapa: treinamento com o objetivo de reforçar as competências individuais e da equipe, identificando pontos fortes e de melhorias. O trabalho foi focado na importância da comunicação assertiva e positiva, empatia, regulação emocional e do autoconhecimento como ferramenta importante para a vida pessoal e no ambiente corporativo.

 

Ferramentas utilizadas:

Janela de Johari

Roda da Vida

Matriz SWOT

Modelo do Iceberg

OBS: Várias dinâmicas foram realizadas e vídeos foram projetados para promover esta reflexão. Carga horária: 6 horas

 

Equipe participante da terceira etapa: sócios diretores da Safe Clean

Terceira etapa: encontros semanais com os sócios da Safe Clean, totalizando 12 horas.

Primeiro encontro: atendimento individual com as sócias da empresa para dar um feedback das suas Janelas de Johari, Janelas Jonohari e Roda da Vida e posteriormente neste mesmo dia foi realizado um atendimento em grupo com as duas sócias para fornecer feedback sobre o levantamento realizado nos atendimentos individuais e no treinamento.

Segundo encontro em diante: baseado no que foi identificado pelo grupo e pelo autoconhecimento gerado por meio das ferramentas para cada sócio foi proposto um plano de ação realista, desafiador e de realizações. O trabalho enfocou a construção de 3 objetivos profissionais, referentes a empresa, comuns aos sócios, bem como estratégias e ações para cada um deles.

 

RESULTADOS ALCANÇADOS: equipe operacional, administrativo, financeiro e comercial.

Curto prazo:

Autoconhecimento pessoal e da equipe;

Reflexão sobre a importância da qualidade dos pensamentos e emoções em nossos comportamentos e resultados.

 

Médio prazo: Melhor uso da inteligência emocional no ambiente corporativo e pessoal.

 

Longo prazo: Gerenciamento de conflitos e comunicação mais assertiva.

 

RESULTADOS ALCANÇADOS: sócios diretores

 

Curto prazo:

Autoconhecimento pessoal e da equipe;

Reflexão sobre a importância da qualidade dos pensamentos e emoções em nossos comportamentos e resultados.

 

Médio prazo:

Construção e desenvolvimento de objetivos, estratégias e ações propostas em processo de coach com os sócios.

Longo prazo:

Gerenciamento dos resultados obtidos no processo de coach como melhorar o planejamento estratégico da empresa e o gerenciamento da equipe.

 

FEEDBACK DA EMPRESA: “Conseguimos observar pró-atividade, mudanças de comportamentos e olhares sobre a questão comportamental e comunicativa. Para nós um grande auxílio na obtenção de resultados. Um sucesso o investimento.” (Taciana Carneiro Leão, sócia diretora da Safe Clean – Recife/PE)

Confira a opinião de Jamile sobre a Formação em Coaching e sobre a metodologia Results Coaching Systems® (NeuroCoaching®).

 

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