7 Maneiras de Desbloquear Sua Inteligência Emocional Escondida

7 Maneiras de Desbloquear Sua Inteligência Emocional Escondida

É raramente discutido, mas a inteligência emocional é um componente-chave para uma liderança eficiente. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar o máximo dela. A inteligência emocional é a habilidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e daqueles que estão ao seu redor.
 
Pessoas com um alto nível de inteligência emocional sabem o que estão sentindo. Elas são capazes de entender o que as suas emoções significam e como estas podem afetar os outros, aplicando a mesma percepção e compreensão naqueles ao seu redor.
 
Para os líderes, a inteligência emocional é essencial para o sucesso. Afinal, quem tem mais chances de obter sucesso – um líder que responde ao stress gritando e tomando decisões impulsivamente, ou aquele que, calmamente e de maneira firme, avalia a situação e gerencia as circunstâncias?

01 – Seja emocionalmente consciente

Faça um esforço deliberativo diário para prestar atenção em suas emoções e comportamentos, ações e reações. Considere o quanto eles lhe afetam e afetam as pessoas ao seu redor.

02 – Seja responsável

Ter controle das suas emoções e humores é um elemento básico da responsabilidade pessoal. Ao regular suas reações, você consegue evitar a tomada de decisões ruim no calor do momento e, finalmente, aprender a regular o seu estado de espírito.

03 – Tenha confiança em si mesmo e no seu time

Saber que você consegue dominar o momento, que você e aqueles ao seu redor têm aptidões e habilidades para superar uma crise, lhe deixa apto para reagir de maneira apropriada para qualquer obstáculo da vida e dar esse exemplo para os outros.

04 – Tenha empatia

A empatia é o componente mais importante da inteligência emocional. Quando conseguir enxergar com os olhos do outro, ouvir com os ouvidos do outro e sentir com o coração do outro, você será capaz de atingir um novo nível de compreensão e comunicação.

05 – Seja um motivador

Quando você domina as próprias emoções, torna-se capaz de escolher sabiamente entre conforto instantâneo ou metas de longo prazo, ou seja, distinguir entre o que quer neste exato momento e aquilo que mais deseja. Isso lhe trará insights para motivar os outros.

06 – Crie uma zona de conforto

Deixar os outros confortáveis e seguros, sem ter que pesar e medir cada palavra, encoraja um tipo de comunicação aberta que caracteriza grandes equipes.

07 – Trate as pessoas respeitosamente

Aqueles com alto nível de inteligência emocional são tipicamente respeitosos com os outros. Ao invés de focar primeiramente em seu próprio sucesso, eles ajudam os outros a se desenvolverem e brilharem, respeitando suas forças e talentos. Lembre-se que para lhe respeitarem, você precisa respeitar!
 
Pessoas com alto nível de inteligência emocional normalmente são bem-sucedidas na maioria das coisas que fazem. Por terem profundo autoconhecimento, fazem com que os outros se sintam bem sobre si mesmos e vivenciem a vida com maior leveza e entusiasmo.
 
Construir uma inteligência emocional forte não impactará apenas sua liderança, mas mudará sua vida e, também, daqueles ao seu redor.

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.