A importância da avaliação MBTI Step II

A importância da avaliação MBTI Step II

Há mais de sete anos me deparei com uma das maiores mudanças da minha vida: ser qualificada na ferramenta MBTI®. Brinco sempre com as pessoas, seja em workshops voltados ao autoconhecimento, seja em turmas de certificação, que o nosso olhar sobre o mundo nunca mais será o mesmo, uma vez que o MBTI® entra em nossos mapas mentais.
A percepção de que somos diferentes pode parecer óbvia e inútil. No entanto, ao descrever como funcionamos,
de acordo com uma estrutura psicológica totalmente distinta, conseguimos nos conectar de forma mais verdadeira e prazerosa com aqueles que nos rodeiam.
Contudo, às vezes conhecemos pessoas cujos perfis são idênticos aos nossos e, mesmo assim, não é tão fácil entender como isso é possível! São repertórios de vida absolutamente opostos, valores antagônicos, escolhas de carreira que em nada se assemelham.
Uma das maneiras mais fáceis de compreender nossas peculiaridades, à luz da ferramenta MBTI®, está no Step II.
Este inventário contempla as características mais essenciais de personalidade (extroversão – introversão; sensação – intuição; pensamento – sentimento; julgamento – percepção) e vai além. Com o preenchimento deste segundo passo do MBTI® podemos nos descrever com maior precisão. São incorporadas cinco facetas para cada preferência. Sendo assim, o relatório apresenta questões mais aprofundadas e criadas unicamente para o respondente.
O MBTI® Step II pode nos responder por qual razão aquele colega extrovertido não age tanto por impulso.  Esclarece os motivos daquela pessoa ser tão tolerante com os demais, apesar de sua tomada de decisões ser lógica e racional. A leitura exemplifica em quais áreas agimos como intermediários, em questões conflituosas.
Recentemente tive uma cliente que obteve como resultado a tipologia ESTP. Todavia, a manifestação de seu comportamento era muito semelhante a uma pessoa cuja preferência encontrava-se na Intuição. O Step II dela clarificou quaisquer dúvidas que eu tivesse a respeito: ela, apesar de ser Sensorial, tinha uma faceta muito importante voltada ao outro lado da dicotomia: a abstração. Foi muito mais tranquilo lhe fornecer um feedback, sabendo que suas particularidades não a tornariam uma clássica representante de sua tipologia.
O mais curioso ainda estava por vir. Eu a auxiliei a interpretar o resultado de seu marido, também um ESTP. Quando chegamos nas formas preferidas dos dois tomarem decisões, embora tivessem a mesma tipologia, percebemos divergências fundamentais, que mostram o quão complementares eles são na educação dos filhos. Enquanto o esposo manifestava uma grande empatia, a minha cliente tomava as decisões de forma muito mais racional e imparcial. O equilíbrio entre os dois facilitava o entendimento pois havia entre eles uma visão 360º das resoluções
eleitas para a família.
Portanto, o MBTI® Step II, além de explicitar a estrutura de personalidade que molda as funções mentais de cada indivíduo, também é capaz de mensurar as sutis diferenças entre pessoas com a mesma tipologia. Além disso, o Step II traz um relatório completo, com dicas para o desenvolvimento vinculado às mudanças, aos conflitos, à tomada de
decisões e à comunicação, catalisando o processo de autoconhecimento.
Mariana Portela
Psicóloga e Qualificada no MBTI STEP I e STEP II

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.