O Desafio do Plano de Desenvolvimento de Carreira - Fellipelli
desenvolvimento-de-carreira

O Desafio do Plano de Desenvolvimento de Carreira

Visto que atualmente vivemos em um ambiente hostil para grandes empresas, onde as instabilidades políticas e econômicas acompanham um cenário nacional com níveis alarmantes de desemprego, colaboradores sentem cada vez mais necessidade de segurança, item fundamental para que funcionemos em nossa totalidade e sejamos mais produtivos, segundo estudos da neurociência (leia sobre o Modelo Scarf).

O acompanhamento e criação de perspectivas de futuro são fundamentais não só para a motivação individual, mas, também, para pontuar a organização e o colaborador até aonde ele pode chegar e quais são as etapas de desenvolvimento que é preciso enfrentar para atingir tal patamar. O RH precisa ser claro e objetivo, definindo prazos, metas e diretrizes, além de orientar as pessoas, em todos os níveis da organização, sobre as perspectivas de desenvolvimento possíveis, respeitando-se, para tanto, as características e preferências de cada indivíduo.

O que percebemos é que, em início de carreira, habilidades técnicas têm uma importância maior para a inserção do profissional no mercado. A medida em que mostra habilidades na área escolhida, vai automaticamente se qualificando para ocupar cargos de liderança. Entretanto, atividades técnicas não são suficientes para bons líderes, que passam a lidar com pessoas a maior parte do tempo.

As Cores Ideais do Desenvolvimento de Carreira segundo o método Birkman

birkman

O diagnóstico comportamental é fundamental para traçar um plano de desenvolvimento de carreira, com metas tangíveis e os estágios desse caminho para a liderança. Segundo Adriana Fellipelli, CEO da Fellipelli Consultoria, o método Birkman® é um excelente aliado, isso porque ajuda a descobrir todas as qualidades, tanto as explícitas quanto ocultas, de um colaborador. Permite que os indivíduos entendam não apenas quem são, mas o porquê. O Birkman® mensura as áreas profissionais de interesse, pontos fortes comportamentais e necessidades ambientais, tanto as expressas quanto as implícitas, o comportamento em situação de estresse, estilo de gestão e qual o foco organizacional do indivíduo (o indivíduo é mais voltado a ideais, execução, comunicação ou administração?). É uma fotografia comportamental daquele indivíduo que, a partir da tomada de consciência, pode se desenvolver e evoluir rumo à promoção da sua carreira.

“Sabe quando alguém está em processo de emagrecimento e bate uma foto de antes para fazer o mesmo depois e comparar?  É quase isso.  Em desenvolvimento, precisamos de parâmetros de comparação, precisamos entender onde estamos, para saber aonde queremos chegar e qual a melhor forma de chegar até lá. Parafraseando Lewis Carol, em seu livro “Alice no País das Maravilhas”: se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve…”, diz Adriana Fellipelli.

About "Fellipelli Consultoria"

A paixão de nossa consultoria de desenvolvimento humano é impulsionar cada indivíduo a explorar positivamente seu potencial através do autoconhecimento, proporcionando o seu crescimento e evolução na vida. Para isso, criamos valor com soluções de vanguarda e disseminamos nosso saber.

No Comments

Post a Comment