Mentalidade Fixa X Mentalidade de Crescimento

Mentalidade Fixa X Mentalidade de Crescimento

As empresas com mentalidade de crescimento têm funcionários mais flexíveis e uma cultura de aprendizado e mais confiança na tomada de risco.
 
Para algumas pessoas o erro significa uma ameaça à imagem e gera angustia e dúvidas, para outras significa um sinal para aprender e se desenvolver . As pessoas com mentalidade fixa consideram as coisas como elas são e aceitam seu status atual como imutável, sem possibilidade de evolução. Já as pessoas com mentalidade de crescimento gostam de desafios, se esforçam para aprender mais e se permitem explorar novas possibilidades. Não que os erros não sejam levados a sério, no entanto, têm mais habilidade de autorregulação emocional o que gera flexibilidade para focar as informações que são relevantes para o aprendizado.
Como esse tema pode ser pertinente às empresas?
O mundo organizacional está o tempo todo em transformação, com a globalização, as mudanças culturais e as novas tecnologias, a forma como as empresas se relacionam e se posicionam muda.
Um grande exemplo é o Uber, que propôs um novo modelo para a mobilidade urbana. Caso os taxistas não acompanhassem esse modelo de inovação e mantivessem seu modelo de negócios padrão, poderiam se tornar obsoletos.
Para acompanhar esse fluxo de necessidade e para que as empresas não sejam derrubadas pela concorrência, os profissionais precisam adotar uma postura aberta à mudança e inovação, de saber lidar com os erros como aprendizado para uma evolução constante.
Em contrapartida, nos deparamos com ambientes organizacionais engessados, cheios de profissionais com estruturas imutáveis e focados em atividades preestabelecidas. O que para atividades operacionais pode ser considerado irrelevante, para níveis de liderança pode ser considerado um risco – cria empresas sem visão.
O “fator sedutor” da mentalidade fixa é que ela promove uma falsa segurança e controle sobre o que ele deve ser feito. Esse é o grande desafio para empresas visionárias que desejam estimular a mentalidade de crescimento para continuarem competitivas. Confira nossa entrevista com Denise Manfredi e entenda melhor:
 
O que caracteriza mentalidade fixa?
Mentalidade fixa é aquela pessoa que não consegue aprender a partir de seus próprios parâmetros de aprendizagem, considera que sua inteligência é fixa e imutável e presta atenção somente na crítica sem absorver o aprendizado.
O que caracteriza mentalidade de crescimento?
Pessoas com mentalidade de crescimento colocam o foco no processo. 
Toda empresa tem pessoas com mentalidade fixa e de crescimento e tem pessoas que estimulam as com mentalidade fixa a se desenvolverem. É comum encontrar premiações para grandes potenciais e estrelas. Quando rotulam eles geram comparação do tipo “eu sou bom e o resto não é”. A empresa deve considerar todos de sua equipe com capacidade de aprendizado e evolução.
Todos nós temos momentos de mentalidade fixa, mas se ficarmos só nela, nós não evoluímos, não inovamos, o que dificulta a flexibilidade para a mudança comportamental.
A Cultura organizacional pode estimular a mentalidade de crescimento?
Com certeza é algo que vem de cima para baixo. Uma cultura estimula muito uma mentalidade de crescimento quando o foco está no aprendizado e no desenvolvimento individual pelo o processo, o que você fez até aqui, o que aprendeu com isso e o que você pode aprender para chegar até lá. Esse movimento estimula colaboradores em crescimento constante.
Para desenvolver essa mentalidade, geramos consciência para algumas pessoas chave, que normalmente são de alta gestão, e poderão modificar essa nova postura dentro das empresas. O resultado acaba sendo uma consequência dessa nova evolução.
É possível entender se uma pessoa tem mentalidade de crescimento em Recrutamento e Seleção?
Existem técnicas específicas em recrutamento e seleção para saber como a pessoa pensa e como ela pensa. Como ela se desenvolve, como ela lidou na vida dela e como conquistou os sucessos e vitórias. O recrutador precisa de muita sabedoria, pois é possível estar com uma pessoa brilhante do ponto de vista técnico, mas com mentalidade fixa. Aí no caso, mesmo que a contratação aconteça, a empresa deve ter consciência que precisará desenvolver aquele indivíduo.
Quais são os resultados quando uma empresa adota uma cultura organizacional baseada em Mentalidade de Crescimento?
O resultado acaba sendo uma consequência da evolução, a mentalidade fixa faz com que a empresa tenha os resultados que sempre teve e a mentalidade de crescimento volta o olhar para os acontecimentos e tomadas de decisões e as possibilidades de diferenciais para gerar inteligência coletiva e trazer novidades. Com certeza afeta positivamente os resultados.
 
Colaboradores com mentalidade de crescimento são:
47% mais propensos a dizer que seus colegas são dignos de confiança
34% mais propensos a ter um forte sentimento de compromisso e propriedade em relação a empresa
65% mais propensos a dizer que a empresa apoia a tomada de risco e
49% mais propensos a dizer que a empresa encoraja a inovação
Fonte: Harvard Bussiness Review

Assista ao Webinar de Denise Manfredi sobre Mentalidade Fixa X Mentalidade de Crescimento

Quer conhecer as soluções corporativas da Fellipelli e Neuroleadership Institute? Solicite atendimento:


Produtos relacionados