birkman-mbti

Os Possíveis diagnósticos com o MBTI® e o Birkman®

Todos sabem que, dependendo da informação que precisamos descobrir, utilizamos determinado assessment, de acordo com as necessidades e objetivos finais daquele processo de assessment. Cada avaliação tem um objetivo específico e nenhuma é tão completa a ponto de suprir todas as necessidades do mercado organizacional.
 
Em mais de vinte anos oferecendo o MBTI® no Brasil, percebemos o quão comum é a aplicação do MBTI® como assessment principal em casos que ele funcionaria como complemento. Portanto, especificamos cinco situações que exigiriam o Birkman® como assessment principal.
 
O MBTI® é profundo, o Birkman® Especifica Comportamentos
O MBTI® fala quais são suas preferências psicológicas, diz como essas preferências influenciam seu comportamento na prática, mas, não revela o que você precisa de um ambiente organizacional para ser efetivo. Com o Birkman® é possível entender as necessidades subjacentes de uma pessoa, que são aquelas não explícitas e podem ser relacionadas com as preferências do MBTI®, mostra o que você espera do ambiente e como você se comporta sob estresse caso essa necessidade não seja atendida. O Birkman® revela os seus interesses, suas habilidades mais efetivas, necessidades e o que evitar se estas não forem atendidas.
 
MBTI® Para Recrutamento e Seleção
O MBTI® não deve ser utilizado para recrutamento e seleção, pois é possível diagnosticar tendências de comportamento, mas não conseguimos descobrir afinidades por áreas de trabalho e competências comportamentais direcionadas ao trabalho. Para isso, utilizamos o Birkman® que oferece informações comportamentais específicas que podem ser exigidas naquele ambiente organizacional ou função, como estilo de comunicação e de pensamento, reações quando determinadas necessidades não são atendidas, níveis de auto exigência, empatia, como se lida com mudanças e até áreas profissionais de maior interesse, etc. Até podemos utilizar o MBTI® nesse processo, mas como ferramenta complementar e não principal.
 
O Birkman® identifica quais os focos do indivíduo no ambiente de trabalho
Ele define qual o foco organizacional do respondente; se a pessoa é voltada para a administração, execução, planejamento ou comunicação. Novamente, essa informação se torna muito mais rica quando complementada pelo perfil psicológico do MBTI®.
 
O Birkman® Define Quais Profissões Combinam Com Determinado Perfil
No relatório do Birkman® é possível definir em quais profissões o indivíduo tem maior chance de ter sucesso, de acordo com as habilidades comportamentais identificadas pelo questionário.
 
O Birkman® Diagnostica o que você gosta de fazer e o que você sabe fazer
Com o relatório da ferramenta Birkman ® é possível entender o que o indivíduo gosta de fazer (interesse) e compara com o que ele realmente sabe fazer (estilo usual). É fundamental ficar atento a esse detalhe, pois, nem sempre o seu principal interesse é o que você faz melhor. Por exemplo: um indivíduo pode ser extremamente musical, mas não ter habilidades para nenhum instrumento.
 
O Birkman® e o MBTI® são duas ferramentas de assessment fantásticas, com peculiaridades que quando combinadas, oferecem milhares de possibilidades em diagnóstico.

About "Fellipelli Consultoria"

A paixão de nossa consultoria de desenvolvimento humano é impulsionar cada indivíduo a explorar positivamente seu potencial através do autoconhecimento, proporcionando o seu crescimento e evolução na vida. Para isso, criamos valor com soluções de vanguarda e disseminamos nosso saber.

No Comments

Post a Comment