MBTI – Os trabalhadores de cada Tipo Psicológico

MBTI – Os trabalhadores de cada Tipo Psicológico

Os trabalhadores ISTJ´s
Metódicos, ligados a fatos e informações concretas. É o tipo que respeita prazos e programas pré-estabelecidos. Com necessidade de estrutura alta, sente-se altamente confortáveis para trabalhar em ambientes com normas e regras rígidas. São muito apegados ao que já funcionou e podem encontrar dificuldade ao lidar com a mudança ou para inovar. Devem tomar cuidado com suas atitudes para que a empresa não os encare como pessimistas.

Os trabalhadores ISTP´s
Pragmáticos, realistas, conscientes dos fatos, voltados ao raciocínio lógico e factuais. Trabalham com o agora, se atentam a detalhes, mas não tem dificuldade ao precisar improvisar ou encontrar alternativas para resolver um problema. Gostam de trabalhar com liberdade, definem metas com facilidades, mas devem tomar cuidado para não se perder durante a execução.

Os trabalhadores ESTP´s
São práticos, pragmáticos, voltados aos detalhes que muitas vezes não são percebidos. Tendem a tomar decisões baseados na lógica e em fatos tangíveis. Voltados a ação, não gostam de processos muito longos e querem resolver as coisas o quanto antes. Adoram novidades!

Os trabalhadores ESTJ´s
Metódico, focados em resultados, com tomada de decisão baseada em fatos concretos e tangíveis. Não gostam de instabilidades e preferem o estável e funcional a novas apostas. Entretanto, devido ao seu perfil extremamente focado em tarefas e resultados, devem ter cuidado para não negligenciar as pessoas.

Os trabalhadores ENFP´s
São os trabalhadores que colaboram para um clima corporativo leve e confortável. Preocupam-se com as pessoas, adoram as inovações e estão com a cabeça sempre no futuro. Podem negligenciar implementações e prazos.

Os trabalhadores ISFJ´s
Levam em consideração as necessidades individuais reais e possuem alto grau de empatia. Têm facilidade com organização e conseguem trabalhar continuamente para atender as demandas. Gostam de se apoiar completamente em fatos, mas poder ser excessivamente cautelosos, especialmente sobre o futuro.

Os trabalhadores ISFP´s
São gentis e atenciosos com relação aos que precisam de ajuda, além de serem flexíveis e abertos à colaboração ou a colaborar. Valorizam quem está de acordo com suas crenças e valores e devem tomar cuidado para não “pegar no pé” de quem pensa diferente.

Os trabalhadores ESFJ´s
São prestativos, compreensivos e metódicos. Prezam pelas boas relações no ambiente de trabalho e ao tomar uma decisão, consideram qual será o impacto nas pessoas. Devem tomar cuidado para não deixar de valorizar suas próprias necessidades e desejos pessoais.

Os trabalhadores INFJ´s
Confiam em sua própria visão, são criteriosos e exercem certa influência sobre as pessoas. Preferem trabalhar sozinhos, lideram pela visão de futuro, são organizados e extremamente planejados.

Os trabalhadores INFP´s
São pessoas de mente extremamente aberta, flexíveis e que idealizam contribuições para transformar o mundo em um lugar melhor. Precisam acreditar no poder transformador do seu próprio trabalho. Promovem calma e tranquilidade no ambiente profissional.

Os trabalhadores ENFJ´s
Sociáveis, compreensivos, tolerantes e sensatos. Gostam de trabalhar com os outros em uma variedade de tarefas relacionadas ao desenvolvimento das pessoas. Gostam de facilitar e liderar equipes. Inspiram mudanças benéficas às pessoas.

Os trabalhadores INTJ´s
Independentes, individualistas firmes e determinados com seus planos e objetivos. Preferem trabalhar sozinhos. Organizam ideias e planos de ação, sempre focados em resultados.

Os trabalhadores INTP´s
São racionais, curiosos teóricos e abstratos. Preferem organizar situações ao invés de lidar com pessoas. Gostam de trabalhar sozinhos e com autonomia para criação. Procuram interagir em nível intelectual e não emocional.

Os trabalhadores ENTP´s
São inovadores, estratégicos, versáteis, analíticos e empreendedores. Gostam muito de iniciar projetos. São mestres em explorar possibilidades e modelos futuros, analisando os prós e contras.

Os trabalhadores ENTJ´s
Lógicos, organizados e estruturados. São ótimos planejadores e tem habilidade em fornecer estrutura à organização. Criam e introduzem métodos e processos, apresentam planos de longo prazo. São ótimos executivos.

Os trabalhadores ESFP´s
São amigáveis, extrovertidos, brincalhões e energéticos. Trazem energia e espírito de cooperação. Fazem as coisas acontecerem com foco no problema imediato, com certa dificuldade em planejamentos de longo prazo. São realistas e pragmáticos, sobretudo quando se trata de pessoas.

Produtos relacionados