Por que não usamos o termo Teste de Personalidade?

Por que não usamos o termo Teste de Personalidade?

Muitas pessoas, inclusive profissionais da área de desenvolvimento humano, chamam o MBTI® e outras ferramentas de Assessment de testes de personalidade. Mas por que a Fellipelli Consultoria não usa o termo “ teste de personalidade ” e prefere “ferramenta de Assessment” ou simplesmente “Assessment”?

 

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra teste significa:

1 – Tornar testo.

2 – Fazer testamento.

3 – Pôr ou pôr-se à prova.

4 – Submeter ou submeter-se a avaliação.

 

O grande problema em “ teste de personalidade ” está na etimologia da palavra, pois as ferramentas de Assessment da Fellipelli Consultoria não testam personalidades ou comportamentos.

O contexto relacional, seja no âmbito pessoal ou de trabalho, exige pessoas que manifestem habilidades diferentes e tenham visões diversificadas sobre atividades em comum, para que através de situações conflituosas, devidamente gerenciadas, a evolução do pensamento aconteça e novas possibilidades sejam contempladas.

Portanto, não existe teste de personalidade e sim diagnósticos comportamentais. Todos temos pontos positivos e de melhoria e, a partir de nossos comportamentos e personalidades, nos adequamos em determinados ambientes profissionais e pessoais. Nossas ferramentas de assessment evidenciam quais são essas características.

A diferença conceitual pode parecer tênue, mas é fundamental para percebermos que em ambientes de trabalho (e fora deles também) a diversidade é bem-vinda, pessoas diferentes na verdade são complementares e todos indivíduos devem ser respeitados igualmente.

 

Descubra quais ferramentas de Assessment identificam o que:

MBTI® – Identifica os tipos psicológicos conceituados por Carl Gustav Jung e traduzidos nesse formulário por Katharine Briggs and Isabel Myers.

MBTI® STEP II – Identifica as facetas de cada tipo psicológico, de forma detalhada, e identifica traços de comportamento que tornam pessoas de um mesmo tipo psicológico únicas.

TKI™ – Diagnostica qual tipo de comportamento você apresentaria em situações conflituosas e gera insights sobre como deixar o processo menos doloroso e mais construtivo.

EQ-I 2.0® – Diagnostica como está a inteligência emocional de um indivíduo e quais são os pontos positivos e de melhoria. Lembrando que todos temos o que melhorar.

IPT® LIDERANÇA – Diagnostica estilos de liderança, pontos fortes e melhorias.

IPT® SELEÇÃO – Identifica o estilo de trabalho de um candidato em processos de recrutamento.

BIRKMAN® – Revela interesses, tanto comportamentais quanto de carreira, necessidades ditas e não ditas, interesses inatos e foco organizacional.

TMP® – Revela preferências/habilidades inatas para o ambiente de trabalho.

FIRO B™ – Revela como você prefere se relacionar com as pessoas e como você prefere que se relacionem com você – seja no ambiente profissional ou não.

INTERACTION STYLE® PROFILE – Diagnostica como indivíduos se relacionam consigo e com os outros.

STRONG® – Ferramenta vocacional, traz insights sobre melhores carreiras de acordo com o comportamento e preferências individuais.

Nossos testes para recrutamento e seleção:

ADAM MILO® – Além do diagnóstico comportamental, testa a execução de tarefas, capacidades numéricas, raciocínio lógico e inglês.

PREVUE™ – É um teste para seleção de pessoal que permite medir o talento e potencial dos candidatos, para tomar decisões de contratação mais assertivas e objetivas.

 

Quer conhecer alguma dessas ferramentas de assessment  e utilizar em seu trabalho? Conheça nossas Qualificações!

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.