MAPAS MENTAIS – COMO FORMAMOS E CONSTRUÍMOS IDEIAS?

MAPAS MENTAIS – COMO FORMAMOS E CONSTRUÍMOS IDEIAS?

O cérebro humano, em toda sua complexidade, contém cerca de 86 bilhões de neurônios, que transmitem informações para cerca de 150 trilhões de células-célula, conexões conhecidas como sinapses. Essas células formam circuitos – redes que se conectam entre si e formam quem somos, nossas ideias, as formas como lidamos com a vida e nossas emoções – os mapas mentais.

Simplificando, mapa mental é a uma ideia formada a respeito de algo. Um conceito pronto que pode ser construído por meio de aprendizados ou experiências. É uma forma do cérebro economizar energia, buscando soluções prontas para problemas já conhecidos ou contextualizados. Dessa forma, o cérebro economiza energia para eventualidades.

Porém, alguns mapas mentais nos trouxeram até onde nós estamos, mas podem não ser suficientes para nos levar até onde nós queremos, para isso é necessário a criação de novos mapas mentais. Os estudos da neurociência mostram que é quase impossível apagar um mapa mental estabelecido, mas você pode substituir um mapa antigo por um novo.

A construção de um novo mapa mental começa por um insight – quando a partir de um raciocínio próprio, encontramos uma solução, descobrimos uma nova forma de fazer algo ou compreendemos o que é preciso fazer ou mudar para atingir um objetivo. O insight promove liberação de dopamina na corrente sanguínea e energia suficiente para que a pessoa inicie a mudança. Porém, se não for administrada, essa energia pode se dissipar e a mudança não acontecer. Por esse motivo a necessidade de um coach nesse processo.

O coach provoca o insight, estimula a mudança positiva e acompanha todo o processo, para que aconteça de forma acelerada, pontuando sempre a repetição desse novo mapa mental, para que ele se torne um hábito.

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.