Os tipos de liderança, de acordo com o MBTI

Os tipos de liderança, de acordo com o MBTI

Entenda o tipo de liderança de cada tipologia:

ESTP

Normalmente tomam decisões rapidamente e com confiança. Avaliam o risco no momento e se adaptam sem hesitação conforme a necessidade. São ativos e energéticos. Ao lidar com o time são diretos, muitas vezes considerados duros e indelicados. No MBTI, é o tipo de liderança mais empreendedora de todas.

ESFP

Adaptam-se rapidamente ao que entendem como certo para situações específicas. Mestres da improvisação, se sentem à vontade em situações inesperadas que fogem do planejado. Aliás, planejamento não faz parte do seu tipo de liderança. São muitos habilidosos ao lidar com questões práticas, mas podem se perder ou procrastinar ao ter que trabalhar no campo das ideias. Gostam da pressão dos últimos instantes.

ENTP

São apaixonados pela inovação e pela mudança, indo além do conhecido. Sempre visionários e otimistas, esses líderes desenvolvem amplo know-how em sua área de atuação.  Não gostam de burocracia e esperam que cada um em sua equipe gerencie seu próprio trabalho.

ENFP

Tem paixão pelos objetivos, crenças e valores das organizações onde trabalham e não se encaixam em ambientes que conflitem com seus valores individuais.  Adoram trabalhar com pessoas e acreditam que melhores resultados podem ser conquistados em equipe. Na tomada de decisão, sempre levam muito em consideração as opiniões de seus liderados para garantir que eles estejam no caminho certo. Inspiração é a palavra chave dessa tipologia.

ESTJ

Confiáveis e trabalhadores. Sabem todas as respostas e, quando não sabem, procuram-nas. Deixam claro aos seus liderados a função de cada um, as expectativas, com consciência sobre os recursos disponíveis e os prazos. Tudo deve sair conforme o planejado e quando acontecer algum imprevisto, terá um plano na manga. Podem ser pouco sensíveis às necessidades individuais, por estarem focalizados no atingimento dos objetivos.

ENTJ

São estrategicamente perspicazes, conhecem os objetivos, tanto quanto as maneiras mais eficientes para atingi-los. Esperam sempre o melhor dos outros e às vezes se decepcionam. São focalizados na visão do mercado e no futuro. Atuam como maestros de seus colaboradores, colocando-os nas funções em que eles obtêm mais sucesso. No entanto, não gostam muito de partir para uma atuação mais operacional nas empresas.

ESFJ

Concentram-se em metas e motivam e engajam sua equipe para o atingimento de objetivos bem definidos. Criam funções e processos claros para ajudar todas as pessoas a realizarem as tarefas adequadamente e para se sentirem bem no local/grupo de trabalho. Garantem todo apoio às pessoas do time e todo o suporte de que elas precisam para dar o melhor de si. São guardiães das tradições dos times e defendem suas equipes com unhas e dentes.

ENFJ

São capazes de captar o que um grupo precisa para permanecer focado e no caminho certo. Ajudam os outros a perceber como cada pessoa contribui para o todo, valorizando o potencial individual dentro de um grupo. Lideram por meio da inspiração e do exemplo. Buscam saídas criativas e estimulam os colaboradores a se surpreenderem com o mundo que os cerca.

ISTJ

Trabalham arduamente para cumprir todas as tarefas, evitando chamar muito a atenção. Ao invés de grandes interações com a equipe, preferem conversar com cada um de forma privativa. Fornecem ordem e uma estrutura clara. Fazem as coisas avançarem de maneira regular, seguindo uma fórmula já comprovada de sucesso.

ISFJ

Asseguram que o grupo de trabalho forneça um serviço atento e cuidadoso às pessoas, tanto dentro como fora da organização.  Entendem o valor de atender às necessidades pragmáticas de quem se beneficia de seus serviços e se empenham para melhorar a vida dessas pessoas ao longo do processo.

INTJ

São capazes de ver claramente aonde ir e trabalham intensamente para levar a organização na direção correta, o mais diretamente possível. Tem foco em resultados e enxergam as pessoas como um meio para atingir objetivos. Alavancam os melhores conhecimentos do setor, considerando que menos do que o melhor é inaceitável. São visionários e altamente exigentes.

INFJ

Articulam uma direção, juntamente com as ações necessárias para alcançar o destino. Alavancam as habilidades e aptidões individuais de cada um de sua equipe para atingir as metas organizacionais. São termômetros dos times, percebendo as necessidades subjacentes de cada colaborador. Famosos por discursos de engajamento para as pessoas.

ISTP

Concentram-se em atingir suas metas de maneira eficiente e direcionada. Adaptam-se conforme as necessidades para assegurar que o trabalho seja feito corretamente com as ferramentas adequadas. Não deixam que problemas pessoais inibam o progresso dos processos, afinal, o objetivo principal é o atingimento de objetivos. Preferem trabalhar com pessoas seniores.

INTP

Têm know-how claro em sua área de liderança, caso contrário, se negarão a assumir a posição. Veem como todas as partes do sistema deveriam ser encaixadas para formar um todo elegante. Ajustam os membros da equipe para que todos apresentem melhores resultados. Preferem trabalhar em pares ou pequenos grupos, pois o envolvimento de muitas pessoas inibirá seu progresso.

ISFP

Sabem que podem oferecer a qualidade prometida com total integridade pessoal, o que faz com que assumir a função de liderança valha a pena. Têm paixão total e completa pelas tarefas de curto prazo, às vezes com um alto custo pessoal. Valorizam a qualidade de vida dos indivíduos de sua equipe e os problemas individuais de cada um.

INFP

Tem uma visão clara, profunda e muito pessoal do que é importante realizar. São flexíveis com relação a como alcançar objetivos e ampliam esse pensamento para a equipe – não importa como cada um fará, o importante é atingir objetivos, tendo em mente os valores e crenças pessoais; contando que suas ações possam ser autenticamente coerentes com seus valores.

Produtos relacionados

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.